Os processadores dual-core já foram amplamente eliminados em favor dos processadores multi-core (quad-core, hexa-core, octa-core, etc.). Embora os processadores dual-core ainda sejam usados em alguns laptops econômicos e desktops de baixo custo, eles não são mais competitivos com os processadores multi-core em termos de desempenho.
Existem vários motivos pelos quais os processadores dual-core estão se tornando obsoletos. Primeiro, à medida que o software se torna mais complexo, ele requer mais poder de processamento para funcionar sem problemas. Em segundo lugar, muitos aplicativos modernos são otimizados para aproveitar os múltiplos núcleos, de modo que os processadores dual-core não podem fornecer o mesmo nível de desempenho que os processadores multi-core para essas tarefas. Terceiro, o custo de fabricação de processadores multi-core caiu significativamente nos últimos anos, tornando-os uma opção mais acessível para a maioria dos consumidores.
Em geral, os processadores dual-core ainda não estão obsoletos, mas estão rapidamente se tornando obsoletos. Se você está procurando um computador novo, é recomendável adquirir um com pelo menos processador quad-core. Isso garantirá que você tenha o poder de processamento necessário para executar softwares e aplicativos modernos sem problemas.