? Tecnologia CPU cresceu aos trancos e barrancos ao longo dos anos. Em pouco menos de três décadas , passamos de simples de 16 bits CPUs single-core rodando a 4.77MHz , a incrivelmente complexo processadores 4 -core rodando a mais de 3GHz por núcleo . CPU Arquitetura
CPUs da tecnologia atual são peças incrivelmente complexas de engenharia. Durante muito tempo , pensava-se que mais MHz significa melhor desempenho, um processador mais rápido . Em 2001, esta foi posta em causa e mostrou-se um mito. Por causa da arquitetura evolução, MHz é apenas uma parte da equação. A CPU de 1GHz usando arquiteturas de ponta de hoje será executado voltas em torno de um CPU de 1GHz de apenas três gerações atrás.
Bus
Bus velocidade é outro fator na o desempenho global de uma CPU . O barramento determina quão rápido o processador comunica com o resto do computador . Isto é feito com multiplicadores e divisores . Exemplo: CPU Athlon XP a 1.33GHz . Que está usando um barramento de 133MHz , com um multiplicador de 10x . A CPU se comunica com a memória RAM de 133 MHz, e , em seguida, através de divisórias , fala aos AGP e PCI ônibus em velocidades mais lentas. CPUs mais novas usam o relógio duplicando e múltiplos canais para obter velocidades ainda mais altas da CPU.
Núcleo velocidade
a velocidade crua em que o CPU funciona . Núcleos de CPU de hoje operam na faixa de GHz , realizando milhares de milhões de operações por segundo. A arquitetura que a CPU é construído em cima tem muito a ver com a eficiência com que a CPU executa estas operações.
Bus Architercture
O ônibus da CPU e de todos os periféricos do computador são executados em também tem um impacto sobre o desempenho geral do CPU. Um ônibus ineficiente irá causar atrasos nas transações entre os periféricos ea CPU. Um ônibus lento simplesmente dificultar as coisas por ser lento, embora um ônibus mais lento também tem sido usado para criar propositadamente diferentes velocidades de CPU para preencher necessidades diferentes.
Cache
Todos CPUs tem o que é chamado de on-die cache. Este é pequenas quantidades de RAM que funcionam em ou perto da velocidade da CPU para acelerar o processo de computação , e para manter a CPU " alimentado" para que ele não é perder tempo sem fazer nada. Ter um cache eficiente faz uma diferença enorme quando se trata de desempenho.
Conclusão
Alguém poderia argumentar que, se dois núcleos são melhores do que um, então os três devem ser melhor do que dois. Mas, com base na informação apenas esboçado , deve ser fácil de ver que esta poderia perfeitamente ser falsa. Tudo o que levaria um cache, ônibus ou arquitetura mal projetada , e um processador de três núcleos poderia encontrar-se trucidado por um dual-core.