Não havia um único tipo de papel chamado "Papel de impressão" nos primeiros dias de impressão. O tipo de papel usado dependia do período, do método de impressão e da qualidade e custo desejados. As primeiras impressoras usavam vários materiais, incluindo:
*
papel artesanal: Esse era o tipo dominante de papel por séculos. Variava muito em qualidade e textura, dependendo dos materiais utilizados (os trapos de linho eram considerados de alta qualidade) e do processo de fabricação.
*
pergaminho: Embora mais caro e menos comum que o papel na época de Gutenberg, ele ainda era usado para documentos importantes.
Mais tarde, à medida que a tecnologia de fabricação de papel melhorou, surgiram diferentes tipos de papel que eram mais adequados à impressão. Mas mesmo assim, não havia nome único; Eles foram descritos por qualidades como:
*
Papel de polpa de madeira: Eventualmente, os papéis mais baratos e mais prontamente disponíveis feitos de polpa de madeira se tornaram a norma.
Portanto, não há uma resposta única para o que o "papel de impressão" foi chamado. O termo em si é moderno e retrospectivo. O artigo usado foi descrito por seu material, textura ou qualidade.