Os gravadores a laser de CO2 são usados para uma ampla variedade de aplicações, focadas principalmente em materiais que absorvem a luz infravermelha (os lasers de CO2 de comprimento de onda emitem). Estes incluem:
*
gravação: Criando marcas permanentes em vários materiais, incluindo madeira, acrílico, couro, vidro, pedra e alguns plásticos. Isso pode variar de texto e logotipos simples a projetos complexos.
*
Corte: Cortando materiais mais finos como madeira, acrílico, papelão, tecido e certos plásticos. A precisão permite formas e desenhos complexos.
*
marcação: Criando marcas sutis ou gravação no metal (geralmente exigindo um revestimento ou processo especializado), vidro e outros materiais.
*
Personalização: Adicionando designs personalizados a itens como presentes, prêmios e produtos promocionais.
*
Prototipagem: Criando rapidamente protótipos de projetos para várias aplicações antes da produção em massa.
*
Aplicações industriais: Na fabricação, os lasers de CO2 são usados para processos de corte e gravura em larga escala para vários produtos.
*
uso hobby: Muitas pessoas usam gravadores a laser de CO2 menores para criar, presentes personalizados e projetos artísticos.
É importante observar que os lasers de CO2 não são adequados para todos os materiais. Metais como aço e alumínio geralmente requerem diferentes tipos de lasers (como lasers de fibra). Além disso, as precauções de segurança são cruciais ao operar um gravador a laser de CO2 devido ao potencial de danos oculares e da pele do feixe do laser.