Essa é uma boa pergunta! A resposta é
não , eles não usam o * exato * sistema de cores, mas usam sistemas que estão intimamente relacionados e compartilham alguns elementos comuns. Aqui está o porquê:
*
impressoras (e a maioria dos processos de impressão) usam um modelo de cores subtrativo. Isso significa que eles começam com luz branca e subtraem as cores usando pigmentos (tintas ou toners). As cores principais para sistemas subtrativos são
ciano, magenta e amarelo (cmyk) .
*
monitores de computador usam um modelo de cores aditivo. Eles começam com preto e adicionam cores emitindo luz. As cores principais para sistemas aditivos são
vermelho, verde e azul (RGB) .
A conexão: Embora as cores primárias sejam diferentes, ambos os sistemas são baseados na idéia de misturar cores para criar uma ampla gama de tons. As impressoras geralmente usam informações de cores RGB enviadas dos computadores, mas precisam traduzir essas informações em valores de CMYK para produzir as cores desejadas.
Diferenças -chave: *
luz vs. pigmento: Os sistemas aditivos usam luz, enquanto os sistemas subtrativos usam pigmentos.
*
cores primárias: As cores primárias usadas são diferentes.
*
gama de cores: A gama de cores que cada sistema pode reproduzir (sua gama de cores) é diferente. Os monitores normalmente têm uma gama maior que as impressoras.
Para resumir: Computadores e impressoras usam sistemas de cores diferentes, mas esses sistemas estão relacionados e trabalham juntos para criar as cores que vemos em nossas telas e em nossos documentos impressos.