As impressoras trabalham com o princípio de transferir tinta ou toner para um pedaço de papel . Aqui está um colapso dos principais princípios envolvidos:
1. Formação da imagem: *
sinal digital: A impressora recebe um sinal digital (geralmente um arquivo pdf, imagem ou texto) que contém as informações para a imagem a ser impressa.
*
Rasterização: O sinal digital é convertido em uma imagem raster, que é uma grade de pontos chamada pixels. Cada pixel representa uma cor ou sombra específica.
2. Deposição de tinta ou toner: * impressoras a jato de tinta: Essas impressoras usam pequenos bicos para pulverizar gotículas de tinta no papel. Os bicos são controlados por uma cabeça de impressão que se move pelo papel, depositando tinta com base nas informações de pixels.
* impressoras a laser: Essas impressoras usam um feixe de laser para "desenhar" a imagem em um tambor revestido com um material fotossensível. O tambor atrai partículas de toner (um pó fino) para as áreas onde o feixe de laser está.
*
Outras tecnologias: Outros métodos de impressão incluem impressão térmica (usando calor para transferir tinta), publicação de corantes (usando calor para transferir corantes) e impressão de matriz de pontos (usando pequenos pinos para atingir uma fita com tinta).
3. Movimento e transferência de papel: *
Feed de papel: O papel é alimentado através da impressora de uma bandeja ou sistema de rolos.
*
Mecanismo de transferência: O papel passa sobre a imagem formada pela tinta ou toner. Nas impressoras a jato de tinta e laser, a imagem é fundida ao papel usando calor ou pressão.
4. Tinta e toner: *
tinta: As impressoras a jato de tinta usam tinta líquida, geralmente em cartuchos. A tinta pode ser baseada em pigmentos (mais vibrante e resistente ao desbotamento) ou à base de corante (mais acessível, mas menos resistente ao desbotamento).
*
toner: As impressoras a laser usam um pó seco chamado toner. O toner é normalmente feito de partículas de plástico que são carregadas eletrostaticamente.
Em resumo, as impressoras usam uma combinação de sinais digitais, movimentos mecânicos e deposição de tinta ou toner para criar uma representação física de uma imagem ou texto em papel.