O conceito de computador remonta ao início do século 19, quando o matemático inglês Charles Babbage concebeu a ideia de um computador mecânico de uso geral. No entanto, foi somente no século 20 que os computadores eletrônicos foram desenvolvidos.
O primeiro computador eletrônico, o Atanasoff-Berry Computer (ABC), foi desenvolvido em 1939 por John Atanasoff e Clifford Berry no Iowa State College. O ABC era um computador digital que utilizava tubos de vácuo para realizar cálculos. Contudo, não era um computador de uso geral e só poderia ser usado para resolver problemas matemáticos específicos.
O primeiro computador eletrônico de uso geral, o ENIAC (Electronic Numerical Integrator and Computer), foi desenvolvido em 1946 por John Mauchly e J. Presper Eckert na Universidade da Pensilvânia. O ENIAC era uma máquina enorme que usava mais de 18.000 tubos de vácuo e pesava mais de 30 toneladas. Era capaz de realizar 5.000 adições ou subtrações por segundo.
O desenvolvimento do ENIAC e de outros primeiros computadores levou ao rápido crescimento da indústria de computadores. Os computadores tornaram-se menores, mais rápidos e mais poderosos, e logo foram usados para uma ampla variedade de tarefas, incluindo pesquisa científica, aplicações comerciais e entretenimento.
Hoje, os computadores são uma parte essencial de nossas vidas. Eles são usados em quase todos os aspectos da sociedade, desde educação e saúde até transporte e comunicação. O desenvolvimento dos computadores revolucionou a forma como vivemos e é difícil imaginar como seria o mundo sem eles.
Então, quem inventou os computadores? A resposta é que foi um esforço de equipe envolvendo muitos cientistas e engenheiros brilhantes. De Charles Babbage a John Atanasoff e Clifford Berry, a John Mauchly e J. Presper Eckert, muitas pessoas contribuíram para o desenvolvimento do computador.