Deixando um cabo de alimentação conectado sem um dispositivo desenhando ativamente resíduos
muito pouco energia. A quantidade é insignificante na maioria dos casos.
Embora alguns dispositivos possam desenhar uma pequena quantidade de "carga fantasma" ou "poder de espera", mesmo quando desligado, isso geralmente é medido em Milliwatts (MW) ou no máximo alguns watts. Isso é muito menor que o consumo de energia do dispositivo quando em uso. Durante um ano, o desperdício de energia cumulativo de muitos dispositivos deixados conectados pode adicionar até alguns quilowatt-horas (kWh), representando uma pequena quantidade na sua conta de eletricidade.
A exceção são dispositivos com um grande transformador, como alguns laptops ou carregadores mais antigos. Estes podem atrair mais poder de espera. Mesmo assim, o resíduo é geralmente pequeno em comparação com a energia usada quando o dispositivo está ligado.
Em suma, embora seja uma boa prática desconectar dispositivos quando não estiver em uso, a economia de energia de desconectar um cabo de alimentação sozinha é tipicamente insignificante, a menos que você esteja lidando com muitos dispositivos ou consumo de energia de espera incomumente alto. O foco na redução do uso de energia de dispositivos de execução ativa produzirá resultados muito maiores.