Não, os cabos de alimentação do computador não são todos iguais. Eles diferem em vários aspectos -chave:
*
tensão e amperagem: Países diferentes usam tensões diferentes (por exemplo, 110V na América do Norte, 220V na Europa). Mesmo dentro de um país, os requisitos de amperagem podem variar dependendo da unidade de fonte de alimentação (PSU) no computador. Um cordão classificado para uma amperagem mais baixa usado com um computador de maior potência pode superaquecer e ser perigoso.
*
Tipo de plugue: A forma e a configuração do plugue na extremidade da saída da parede variam significativamente por região. Por exemplo, a América do Norte usa plugues de NEMA, enquanto a Europa usa Schuko ou outros tipos.
*
Tipo de conector: O fim que se conecta ao PSU do computador também varia. Enquanto muitos usam um conector IEC C7 ou C13 padrão, alguns PCs de ponta podem usar conectores diferentes. Uma incompatibilidade aqui pode impedir que o cabo se conecte corretamente.
*
Comprimento: Os cabos de alimentação vêm em vários comprimentos.
*
medidor (espessura) do fio: O fio de bitola mais espesso é necessário para aplicações mais altas de amperagem. Usar um fio muito fino pode levar ao superaquecimento e danos.
O uso do cabo de alimentação errado pode resultar em danos ao seu computador, risco de incêndio ou até choque elétrico. Sempre use o cabo de alimentação correto especificado pelo fabricante do seu computador ou unidade de fonte de alimentação.