Quando você liga um computador, várias mudanças de energia ocorrem:
1.
energia elétrica para energia mecânica: A fonte de alimentação converte energia elétrica da saída da parede em eletricidade de corrente direta (DC) de menor tensão (CC). Parte dessa conversão envolve peças móveis na fonte de alimentação (ventiladores), convertendo alguma energia elétrica em energia mecânica (energia cinética do ventilador).
2.
energia elétrica para energia térmica (calor): Uma parte significativa da energia elétrica é convertida em energia térmica (calor) devido à resistência nos circuitos e componentes. É por isso que os computadores ficam quentes ou até quentes durante a operação. Isso é em grande parte uma conversão de energia * indesejada *.
3.
energia elétrica à energia luminosa: Uma pequena quantidade de energia elétrica é convertida em energia luminosa, principalmente dos LEDs usados para indicadores (luz do botão liga / desliga, luz do disco rígido, etc.).
4.
energia elétrica para energia eletromagnética: Os vários circuitos e componentes do computador geram campos eletromagnéticos, representando uma pequena porção da energia elétrica consumida transformada em outra forma de energia.
5.
energia elétrica à energia química (em baterias recarregáveis): Se o computador estiver usando uma bateria, parte da energia elétrica será armazenada como energia química dentro das células da bateria durante o carregamento. Isso só é relevante se o computador estiver conectado e a bateria estiver carregando simultaneamente.
Em resumo, a transformação de energia primária é da energia elétrica em energia térmica , com quantidades menores convertidas em energia mecânica, leve e eletromagnética. Se cobrar, alguns também entram em energia química.