1.
Verifique a documentação da sua placa-mãe para ter certeza de que ela suporta overclock. Algumas placas-mãe não permitem overclock, por isso é importante verificar antes de prosseguir.
2.
Baixe a atualização mais recente do BIOS para sua placa-mãe. Isso garantirá que você tenha as correções de bugs e melhorias de estabilidade mais recentes para sua placa-mãe.
3.
Entre no BIOS da sua placa-mãe pressionando a tecla especificada na documentação. A chave normalmente é a tecla F1, F2 ou Delete.
4.
Encontre as configurações de overclock no BIOS. Essas configurações normalmente estão localizadas no menu “Avançado” ou “Overclocking”.
5.
Aumente o multiplicador de clock da CPU. O multiplicador do clock da CPU é o número de vezes que a velocidade do clock base é multiplicada para obter a velocidade final do clock da CPU. Por exemplo, se você tiver uma velocidade de clock base de 100 MHz e um multiplicador de clock de CPU de 10, a velocidade de clock de sua CPU será de 1000 MHz (100 MHz x 10).
6.
Aumente a voltagem da sua CPU. Isso é necessário para ajudar a garantir que a CPU possa lidar com o aumento da velocidade do clock sem se tornar instável.
7.
Salve suas alterações e saia do BIOS. 8.
Inicie seu sistema operacional e teste a estabilidade do seu overclock. Você pode usar uma variedade de ferramentas para testar a estabilidade do seu overclock, como Prime95 ou IntelBurnTest.
Aqui estão algumas dicas adicionais para fazer overclock em seu AMD Sempron: *
Use um cooler de CPU de alta qualidade. Isso ajudará a manter a CPU resfriada sob carga, o que é importante para a estabilidade.
*
Certifique-se de que seu gabinete tenha um bom fluxo de ar. Isso ajudará a evitar o superaquecimento dos componentes.
*
Comece com um pequeno overclock e aumente gradualmente até encontrar o overclock mais estável. *
O overclock pode anular a garantia da sua CPU, portanto, verifique os termos da garantia antes de continuar.