SATA (Serial Advanced Technology Attachment ) dispositivos possuem separadamente conexões cabeadas para energia e transferência de dados. Ao contrário da norma anterior ( 4 pinos cabo periférico Molex ) cabos de alimentação SATA tem mais pinos , um perfil mais baixo e opções de menor tensão . Estas características apoiar uma melhor transferência de poder ao permitir operações mais eficientes em termos energéticos . Pinos
A primeira distinção do SATA é o número de pinos. O padrão produzido pela SATA- IO (Tecnologia Avançada Serial Organização Anexo -Internacional) define um projeto de 15 pinos para todos os cabos de alimentação SATA. Isso permite a distribuição uniforme de poder dentro de três grupos de tensão. Estas especificações estão detalhadas na versão 3.0 do guia especificações SATA .
Tensão
cabos de alimentação SATA suportar três tensões . Pinos 1-3 suporte 3.3V, o 7 º a 9 de terminais de lidar com 5V e 12V a final transferência de três pinos. Os 4 a 6 e de 10 a 12 pinos são exclusivamente para o aterramento . Um pino em cada grupo é maior do que o resto para limitar a corrente de partida durante hot-swap . Hot -swap permite que você desligue os dispositivos SATA do seu computador sem um desligamento completo do sistema . O apoio a mais baixa tensão permite que os dispositivos de energia eficiente para funcionar com menos resíduos elétrica.
Construção
cabos de alimentação SATA apresentam uma grande , cabeça de estilo wafer. O tampão é feito de plástico moldado com uma forma distinta , o que minimiza o risco de inserção imprópria . Os pinos do terminal estão sentados dentro da cabeça para evitar o contato acidental . Dependendo do fabricante do cabo de alimentação , os pinos podem ser de metal sólido ou revestida . Materiais comuns para esta finalidade incluem latão , bronze, cobre, estanho, ouro e níquel .