baterias de lítio recarregáveis têm se tornado cada vez mais comum em dispositivos eletrônicos porque eles detêm cargas elétricas mais tempo e são mais leves do que outros tipos de baterias recarregáveis. As baterias Li -ion poder tudo, desde telefones celulares e iPods para computadores portáteis e câmeras digitais. O motor do todo-elétrico Tesla Roadster carro esporte de alto desempenho extrai sua energia a partir de células de iões de lítio , assim como os veículos elétricos híbridos , como o Chevrolet Volt . Laptop de incêndio
baterias de laptop de iões de lítio , por vezes, superaquecer e pegar fogo , ferindo consumidores. Os incêndios são relativamente raras , com cerca de 300 relatados de 2003 a 2005, mas milhares de baterias foram recolhidos para evitar o problema . Carregar baterias leva rapidamente para o crescimento de partículas metálicas minúsculas chamadas dendritos que pode curto-circuito da bateria, causando um incêndio , Professor Clare cinza da Universidade de Cambridge , na Inglaterra, disse à BBC .
Car Fogo Potencial
prevenção de incêndios de baterias de iões de lítio tem sido uma prioridade para os fabricantes de automóveis . O Tesla Roadster usa um sistema de arrefecimento líquido controlado por computador para manter suas baterias de superaquecimento. Outras características de segurança incluem três conjuntos de fusíveis e sensores que desligam as baterias em uma colisão. A Tesla usa cerca de 6.800 baterias Li-ion individuais em vez de uma única bateria grande , isolando cada um dos pequenos baterias dentro de sua própria caixa de aço de proteção. A energia da bateria que pode ser liberado durante uma colisão é menor do que a energia explosiva de 20 ou 30 litros de gasolina , Peter Roth , pesquisador em projeto FreedomCAR Sandia National Laboratories " , disse a Popular Mechanics .
Overcharging
sobrecarga uma bateria Li -ion pode transformar seu óxido de lítio em lítio metálico , aumentando o risco de explosão . Por essa razão, laptops usam baterias de íon-lítio "inteligentes" , com sensores integrados para monitorar a temperatura , tensão e corrente do ser carregada ou descarregada . Controlando a temperatura e as correntes de carga ou de descarga mantém as baterias relativamente seguro.
Eliminação
A Agência de Proteção Ambiental dos EUA classifica baterias Li-ion como resíduos não perigosos . As baterias podem ser jogadas fora no lixo vai para aterros municipais porque os metais cobalto, níquel, ferro e cobre encontrada em células de iões de lítio são considerados seguros . As baterias Li -ion não contêm a forma metálica de lítio que está contido em algumas baterias não recarregáveis que são considerados resíduos perigosos.