Dispositivo periférico , em computação, qualquer dispositivo que possa ser conectado e se comunicar com um computador. Periféricos que fornecem recursos necessários que não são encontrados no próprio computador são cruciais para o uso do computador e essenciais para a realização de qualquer trabalho útil. Em contrapartida, os dispositivos que apenas decoram ou melhoram o computador não são considerados periféricos.
Os dispositivos periféricos podem ser classificados em várias categorias:
-
Dispositivos de entrada incluem teclados, mouses, telas sensíveis ao toque e scanners. Esses dispositivos permitem ao usuário interagir com o computador e inserir dados.
-
Dispositivos de saída incluem monitores, impressoras e alto-falantes. Esses dispositivos apresentam informações ao usuário.
-
Dispositivos de armazenamento incluem unidades de disco rígido, unidades de estado sólido e unidades de disco óptico. Esses dispositivos armazenam dados que podem ser acessados pelo computador.
-
Dispositivos de comunicação incluem placas de interface de rede, modems e pontos de acesso sem fio. Esses dispositivos permitem que o computador se comunique com outros computadores e dispositivos em uma rede.
-
Outros dispositivos periféricos incluem controladores de jogos, webcams e câmeras digitais.