? Um cabo paralelo é usado para conectar-se as portas paralelas em um computador e um dispositivo periférico , como uma impressora ou disco rígido externo. Cabos paralelos e os portos a que se conectam estão lentamente se tornando obsoleto. Grande parte do efeito entre os dispositivos de ligação com eles foram substituídos por portas USB e dispositivos de armazenamento . História
IBM originalmente desenvolvido portos e cabos paralelos como um meio para conectar uma impressora para os primeiros computadores pessoais. IBM tinha um acordo com Centronics , que foi um dos principais fabricantes de impressoras do tempo e ao invés de usar o conector Centronics estilo que eles encontraram muito grande , a IBM desenvolveu um conector de 24 pinos para trabalhar com um conector de 36 pinos desenvolvido pela Centronics . Esse conector ficou conhecido como um cabo paralelo e se tornou o padrão da indústria , na esteira da revolução PC.
Especificações
A porta paralela original foi projetado para que os dados poderiam viajar em apenas uma direção, a partir do computador para a impressora. Em 1987, a IBM introduziu o PS /2 que ofereceu a oportunidade para que os sinais a serem enviados e para trás entre o dispositivo conectado eo computador. Cada um dos 25 pinos em uma porta paralela têm funções que são expressas de forma individual ou em conjunto com uma série de pinos próximos.
Pinos de 1 a 9
o primeiro pino carrega o estroboscópio indicando a tensão . Quando os dados estão sendo enviados , a tensão realmente cai neste pino . Pinos de dois a nove são responsáveis pela realização de que os dados que estão sendo enviados do computador para o dispositivo periférico e de volta. Estes pinos transmitir sinais digitais através de um cabo analógico.
Pinos 10 a 14
pinos 10 a 14 em um recorde de cabo paralelo um reconhecimento de que o sinal foi enviado e recebido . Pin 11 tem a função específica de receber uma pequena quantidade de tensão quando a impressora está a transmitir que é actualmente ocupado. Quando estiver pronto para receber mais mensagens a voltagem cai para zero . Pin 12 envia a mensagem de que a impressora está sem papel .
Pinos 15 a 25
Pino 15 é, talvez, o pino mais odiado em um cabo paralelo , pois é lá para enviar a mensagem de que nenhum computador quer receber : uma mensagem de erro . Logo que tenha sido detectado um erro , o pino 15 sobre o cabo paralelo a voltagem cai para zero . Pino 16 em uma porta paralela a tensão cai a zero para inicialização da impressora quando um novo trabalho de impressão está pronto para começar . Pin 17 leva a impressora offline. Pinos de 18 a 25 são simplesmente aterramentos elétricos .
Benefícios
A porta paralela começou como uma necessidade para uma empresa , a IBM , e tornou-se um padrão da indústria . Todo e qualquer fabricante de PC e cada fabricante de impressoras e outros dispositivos que utilizavam portas paralelas usou este padrão até que ele começou a ser substituído pela porta USB mais conveniente e mais rápido. Como resultado, aqueles que possuem computadores mais antigos ou impressoras mais antigas não têm necessariamente para atualizar.
Especulação
A especulação de que a porta paralela está morto foi no ar durante vários anos . A introdução dos cabos USB mais rápido e mais conveniente para conectar computadores com dispositivos tem anunciado a sentença de morte para a porta paralela . No entanto, computadores e impressoras ainda são rotineiramente fabricados com estas portas ainda estão disponíveis . A verdadeira morte do cabo paralelo provavelmente vai chegar um dia, mas naquele dia não parece ser em um futuro próximo uma vez que muitas pessoas ainda têm grandes coleções de dados em discos zip que também aproveitam a conexão paralela.