? Conexões seriais e paralelas são usadas para transmitir dados, usando um ou mais fios , a partir de um local para outro . A conexão serial utiliza um único fio para transmitir dados, enquanto uma conexão paralela envia vários bits de dados através de múltiplos fios simultaneamente. Apesar da aparente vantagem de conexões paralelas sobre conexões seriais , conectores paralelos em computadores estão sendo substituídas por conexões seriais . A interferência sobrecarga e sinal associado com o envio de uma comunicação paralela ao longo de um fio de negar o aumento da velocidade adquirida através do envio de um contra vários bits de informação de cada vez. Conexões seriais
Transmissão de dados digitais através de uma conexão serial envolve a colocação de uns e zeros , ou bits , de dados, de forma seqüencial em um fio que viaja a partir da fonte para o destino. Uma vez que todos os bits foram recebidas, o destinatário tem uma cópia dos dados transmitidos. Com uma ligação em série , apenas um bit é enviado de cada vez , e apenas um fio é utilizado para enviar e receber dados . Os conectores de série mais comuns , no entanto, utilizar nove fios. Um fio é usado para transmitir dados em ambas as direções , enquanto que os fios restantes são usados para controle de fluxo e status da transmissão de dados.
Conexões paralelas
um paralelo conexão , fios múltiplos são usados para transmitir mais de um bit de dados de cada vez . A configuração mais comum é a de transmitir oito bits, ou um byte , em oito fios diferentes simultaneamente . Um cabo paralelo padrão usada para conectar uma impressora a um computador requer 36 fios no total. Cabos paralelos que ligam unidades de disco enviar dois bytes de cada vez , pois eles têm ou 40 ou 80 fios no total. Muitos dos fios extra são usados como fios de terra para ajudar a proteger a qualidade do sinal de dados que trafegam da origem para o destino.
Paralelo vs Serial
pode parecer que as conexões paralelas são oito vezes mais rápido do que as conexões seriais, mas que não é o caso . De facto , as ligações em série são tipicamente mais depressa do que as ligações paralelas devido a uma série de desvantagens que a comunicação paralela traz . Em primeiro lugar , não há sobrecarga de cada transmissão para o emissor e receptor de montar e desmontar um byte para um fluxo em série . Isto é ainda mais complicada pelo facto de que os oito bits de um byte chegar em diferentes momentos . Em segundo lugar , porque os fios são ligados juntos , não existe interferência que pode transitar de um fio para outro , o que exige um esforço adicional para controlar . Ligações paralelas têm de viajar em freqüências mais baixas que as conexões de série por causa da interferência de sinal.
Substituindo paralelo com Serial
Por causa das desvantagens associadas a comunicações paralelas , muitos padrão tecnologias de comunicação paralelos estão sendo substituídos por tecnologias de série mais rápidos. Por exemplo, uma conexão paralela usado para ser o padrão para conectar uma impressora a um computador, mas tem sido substituído nos últimos anos por uma comunicação mais rápida de série chamado Universal Serial Bus . A tecnologia paralelo , chamado ATA , que as unidades de disco usado para transmitir dados de e para um computador também estão sendo substituídas por uma comunicação mais rápida de série chamado Serial ATA.