Os PCs de home theater (HTPCs) geralmente utilizam vários tipos de interfaces de usuário, dependendo do software e da preferência do usuário. No entanto, alguns são muito mais comuns que outros. Estes incluem:
*
Interfaces de usuário gráfico (GUIs) projetadas especificamente para centros de mídia: Estes são os mais prevalentes. Exemplos populares incluem interfaces de software de centro de mídia como Kodi (anteriormente XBMC), Plex, Emby e outros. Essas GUIs geralmente são projetadas para facilitar a navegação usando um controle remoto, com ícones grandes, menus simples e foco no apelo visual. Eles geralmente priorizam a navegação e a reprodução de filmes, programas de TV e música.
*
Simplificado, interfaces "Big Button": Alguns softwares HTPC ou interfaces personalizadas priorizam a simplicidade, especialmente para os usuários menos experientes em tecnologia. Eles usam botões de grandes dimensões e texto mínimo para facilitar a navegação usando um controle remoto.
*
Interfaces baseadas na Web: Algumas configurações de HTPC utilizam uma interface da Web, acessível através de um navegador da Web em um dispositivo conectado (como um smartphone ou tablet). Essa abordagem oferece flexibilidade, mas requer uma conexão de rede estável.
*
Interfaces personalizadas: Usuários avançados podem criar ou personalizar suas próprias interfaces usando habilidades e estruturas de programação.
Embora tecnicamente um HTPC * possa * usar uma GUI de desktop padrão como Windows ou MacOS, isso não é ideal para o objetivo pretendido. As GUIs do centro de mídia acima mencionadas são muito mais adequadas para o ambiente da sala e o padrão de uso típico de um HTPC.