A diferença entre os monitores LCD e LED está na tecnologia
luz de fundo usado. Ambos são tipos de telas de cristal líquido (LCDs), mas diferem na maneira como esses cristais são iluminados:
*
LCD (com luz de fundo da CCFL): Os monitores tradicionais de LCD usam
lâmpadas fluorescentes do cátodo frio (CCFLs) como a luz de fundo deles. Estes são essencialmente pequenos tubos fluorescentes que ficam atrás do painel LCD e iluminam os cristais. A luz de fundo da CCFL é volumosa, consome mais energia e não oferece um controle preciso sobre o brilho ou a cor. Eles também tendem a ter uma vida útil mais curta. Embora ainda ocasionalmente encontrados em exibições mais antigas ou mais baratas, elas são em grande parte obsoletas.
*
LED (com luz de fundo LED): Os monitores de LED usam
diodos emissores de luz (LEDs) como a luz de fundo deles. Esses LEDs podem ser organizados de várias maneiras:
*
LED de borda-iluminado: Os LEDs são colocados ao longo das bordas do painel LCD e a luz é difundida na tela. Este é um método mais barato, mas pode levar a um brilho menos uniforme e a luz de fundo potencial sangramento (vazando a luz ao redor das bordas).
*
LED de teatro completo (Fald): Os LEDs são colocados diretamente atrás do painel LCD em uma grade ou matriz. Isso permite um controle muito mais preciso sobre o brilho da luz de fundo e o escurecimento, resultando em melhor contraste, negros mais profundos e maior faixa dinâmica (HDR). O escurecimento local, uma característica do FALD, pode melhorar ainda mais o contraste, escurecendo diferentes zonas da luz de fundo individualmente.
Em resumo:todos os monitores de LED são LCDs, mas nem todos os LCDs são monitores de LED. A distinção chave é o tipo de tecnologia de luz de fundo usada. A LED Backlights oferece melhorias significativas em termos de eficiência energética, perfis mais finos, melhor qualidade de imagem (especialmente com FALD) e vida útil mais longa em comparação com a luz de fundo da CCFL.