Os dispositivos de escuta de spyware vêm em uma enorme variedade de formas e tamanhos, dificultando a identificação sem conhecimento específico. Não há um único "visual". Eles variam do facilmente detectável ao quase invisível. Aqui estão alguns exemplos:
facilmente detectável (mas ainda frequentemente disfarçado): *
objetos diários falsos: Estes geralmente são os mais óbvios, mas o disfarce torna -os mais difíceis de identificar inicialmente. Exemplos incluem:
*
relógios: Um relógio aparentemente normal pode conter um microfone e transmissor.
*
carregadores: Chargers de parede USB ou adaptadores de energia podem ocultar o equipamento de gravação.
* canetas: Canetas com microfones embutidos e armazenamento.
*
unidades USB: Embora algumas unidades USB sejam projetadas para armazenamento de dados, outros podem gravar secretamente áudio.
*
Câmeras de botão: Pequeno, disfarçado de botões comuns.
*
brinquedos: Animais de pelúcia ou outros brinquedos podem ser modificados para incluir recursos de gravação de áudio.
Mais difícil de detectar: *
pequenos microfones incorporados: Estes podem ser extremamente pequenos e escondidos em itens aparentemente inócuos, tornando -os praticamente invisíveis a olho nu. Eles podem estar escondidos dentro de paredes, móveis ou até dispositivos eletrônicos.
*
eletrônicos modificados: Os dispositivos existentes, como detectores de fumaça, lâmpadas ou dispositivos domésticos inteligentes, podem ter sido adulterados para adicionar recursos de escuta.
*
Spyware baseado em software: Este não é um dispositivo físico, mas o software instalado em um computador ou smartphone que pode ativar o microfone do dispositivo para gravar áudio sem o conhecimento do usuário. Este é sem dúvida o tipo mais comum de spyware hoje.
características gerais suspeitadas de: *
dispositivos ou objetos desconhecidos: Se você encontrar um dispositivo em sua casa que não reconhece, seja cauteloso.
*
fiação ou conexões incomuns: Procure fios ou conexões que não pareçam pertencer a nenhum dispositivo conhecido.
*
objetos que são muito pesados ou sólidos para o seu tamanho: Isso poderia sugerir a presença de componentes ocultos.
*
pequenas modificações em objetos existentes: Preste atenção a quaisquer alterações ou adições a dispositivos ou móveis existentes.
em suma: Não há "olhar definitivo". A melhor maneira de se proteger é estar vigilante, ciente de seu ambiente e usar boas práticas de segurança em seus dispositivos eletrônicos. Se você suspeitar que tem um dispositivo de escuta, consulte um profissional de segurança.