Tubos de raios catódicos (CRTs) são um tipo de tubo de vácuo que usa um feixe de elétrons para criar imagens em uma tela fluorescente. Os monitores CRT foram o tipo mais comum de monitor de computador por muitos anos, mas foram amplamente substituídos por monitores de tela plana.
Os CRTs funcionam disparando um feixe de elétrons em uma tela revestida de fósforo. O feixe de elétrons é controlado por um campo magnético, que faz com que ele percorra a tela em uma série de linhas. Quando o feixe de elétrons atinge o revestimento de fósforo, faz com que o fósforo emita luz. A cor da luz depende do tipo de fósforo.
Os CRTs têm uma série de vantagens sobre os monitores de tela plana. Eles podem produzir imagens muito nítidas e possuem uma ampla gama de cores. Eles também são relativamente baratos de fabricar. No entanto, os CRTs também são muito pesados e volumosos e requerem muita energia.
Os monitores de tela plana são um tipo de monitor que usa cristais líquidos ou diodos emissores de luz para criar imagens. Os monitores de tela plana são muito mais finos e leves que os CRTs e consomem menos energia. No entanto, eles também podem ser mais caros de fabricar e podem não produzir imagens tão nítidas quanto os CRTs.
Em geral, os monitores CRT ainda são usados em algumas aplicações onde a qualidade da imagem é crítica, como em imagens médicas. No entanto, os monitores de tela plana estão se tornando cada vez mais comuns e espera-se que eventualmente substituam completamente os CRTs.