As imagens ou imagens em uma tela podem ser redimensionadas ou dimensionadas para caber no espaço disponível, ou podem ser cortadas ou colocadas em caixa de correio para garantir que possam ser totalmente exibidas.
-
Redimensionamento ou dimensionamento: Se uma imagem for muito grande para caber na tela, ela poderá ser redimensionada ou dimensionada automaticamente para caber nas dimensões disponíveis. Isto pode resultar na perda de qualidade da imagem ou na aparência distorcida se a proporção original não for mantida.
-
Recorte: Alternativamente, partes da imagem podem ser cortadas para remover áreas em excesso e garantir que as partes mais importantes fiquem visíveis dentro dos limites da tela. O método de corte pode variar e o usuário pode especificar a área de corte desejada se o software ou aplicativo suportar.
-
Letterboxing ou Pillarboxing: Em alguns casos, barras pretas são adicionadas na parte superior e inferior (letterbox) ou à esquerda e à direita (pillarbox) da imagem para preencher os espaços vazios e garantir que a imagem inteira seja mostrada sem cortes. Isto mantém a proporção original e evita distorções, mas pode resultar na redução do espaço de visualização da própria imagem.
O comportamento específico do tratamento de imagens quando elas são muito grandes para a tela depende do software, sistema operacional ou aplicativo utilizado. Alguns softwares podem permitir a personalização desses comportamentos pelo usuário ou fornecer opções adicionais para gerenciar imagens grandes.