O que você vê no monitor do seu computador quando você o inicia é chamado de tela BIOS (Sistema Básico de Entrada/Saída). É um software básico que carrega antes do seu sistema operacional (como Windows ou macOS) e inicializa os componentes de hardware do seu computador. Aqui está uma breve explicação do que você pode ver na tela do BIOS:
1. Logotipo do fabricante e informações do sistema: - Assim que você ligar o computador, normalmente verá o logotipo do fabricante (como Dell, HP ou Lenovo) junto com algumas informações básicas do sistema. Isso inclui detalhes como modelo do computador, versão do BIOS e, às vezes, detalhes da CPU e da memória.
2. POST (autoteste de inicialização): - O BIOS realiza uma série de autotestes para verificar se todos os componentes de hardware (memória, armazenamento, gráficos, etc.) estão funcionando corretamente. Se algum erro ou problema for detectado, você poderá ver mensagens de erro ou códigos na tela.
3. Controles de teclado: - Freqüentemente, você verá instruções na parte inferior da tela explicando quais teclas pressionar para entrar na configuração do BIOS ou no menu de inicialização. As teclas comuns usadas são F2, F10, F12, Esc ou Del (dependendo do seu sistema).
4. Menu de configuração do BIOS: - Pressionar a tecla especificada o levará ao menu de configuração do BIOS. Este menu permite definir várias configurações de hardware, como ordem de inicialização, data/hora do sistema, velocidades do ventilador e muito mais.
5. Seleção do dispositivo de inicialização: - A tela do BIOS também pode exibir uma lista de dispositivos de inicialização disponíveis, como disco rígido, unidade de CD/DVD ou unidade USB. Você pode usar as teclas de seta para selecionar o dispositivo a partir do qual deseja inicializar.
6. Carregando sistema operacional: - Depois de selecionar um dispositivo de inicialização, o BIOS carregará o sistema operacional desse dispositivo. Este processo pode demorar alguns segundos ou minutos, dependendo da velocidade do seu computador.
Observe que a tela do BIOS pode variar ligeiramente entre diferentes fabricantes e modelos de placa-mãe, mas as informações gerais e opções permanecem as mesmas. Se você estiver enfrentando algum problema específico ou quiser fazer alterações nas configurações do BIOS, é recomendável consultar o manual do usuário do seu computador ou procurar assistência técnica.