IDE, SATA e Firewire são três nomes que são comumente usados para se referir a diferentes tipos de discos rígidos. Enquanto eles são muito semelhantes do lado de fora , eles são muito diferentes na maneira de conectar-se e, mais importante , quais os tipos de computadores podem se conectar. IDE
Duas fileiras de quarenta pinos são utilizados para identificar um disco rígido IDE
IDE significa Integrated Drive Electronics e , ao mesmo tempo agora obsoleto , é o tipo mais comum de unidade para computadores mais antigos . Eles são muitas vezes referidos como EIDE e ATA , que , na verdade, refere-se a vários tipos ligeiramente diferentes de tecnologia mais antiga do disco rígido . Atualmente, há apenas um padrão que ainda é relevante, para que esses termos podem ser usados indistintamente e todos eles se referem ao mesmo tipo de unidade . Mais comumente comercializado como PATA ( Parallel ATA ou ) , drives IDE podem ser identificadas por duas fileiras empilhadas de quarenta pequenos pinos na parte de trás da unidade. Drives IDE eram geralmente usado apenas para computadores mais antigos fabricados antes de 2004, mas a partir de 2010 , embora raros , podem ainda ser encontrados em algumas máquinas desktop mais recentes .
SATA
SATA utilizar um plug preto menor sobre a largura de seu
miniaturas Introduzido em 2003, SATA significa Serial ATA. O drive SATA oferece maior desempenho ao longo de interfaces mais antigos, como IDE e permite a troca a quente , que é a capacidade de conectar o dispositivo a uma máquina que ainda está em execução . Originalmente, as unidades SATA realizada com uma taxa de transferência de dados de até 1,5 Gigabits por segundo. A partir de 2010 há drives SATA manufaturados que suportam velocidades de 3,0 e 6,0 Gigabits por segundo . As unidades SATA são fáceis de identificar pelo black jack SATA que é mais ou menos meia polegada de largura e está localizado na parte de trás da unidade. SATA rapidamente cresceu em popularidade desde 2003 e até 2010 eles são usados quase exclusivamente em recém-fabricados laptops e desktops.
FireWire
Firewire é muito parecido com USB , mas usa plugs ligeiramente maiores Não
exclusiva para unidades de disco rígido , Firewire é a marca da Apple para a sua implementação do IEEE 1394 padrão de comunicação de alta velocidade. Discos rígidos FireWire são quase sempre usados como dispositivos de backup externos. Firewire, ou a norma IEEE 1394, é também conhecido sob outras marcas. Você vai encontrá-lo referido como i.LINK pela Sony e Lynx por instrumentos de Texas. Firewire drives são mais difíceis de detectar do que outros tipos de interface , porque o plugue é muito parecido com o usado pelo USB. Firewire irá ser ligeiramente maior do que uma porta USB e, geralmente, tem IEEE 1394 ou uma das marcas estêncil ao lado dele . Capacidade Firewire está disponível em praticamente todos os computadores Mac , mas nem sempre é instalado em PCs com Windows . Você precisa verificar suas especificações de computador para saber com certeza se o sistema operacional suportar um disco rígido FireWire.