Como você adicionar, mover e excluir arquivos em seu disco rígido , os buracos são deixados nos blocos de dados no disco físico . À medida que novos arquivos são adicionados , tornam-se fragmentados, primeiro preenchendo os blocos abertos e os restantes dados que estão sendo gravados no final da unidade . Com o tempo, isso pode resultar em um computador mais lento , uma vez que leva mais tempo para o computador para ler os pedaços fragmentados de um único arquivo ou aplicativo . O Windows inclui um utilitário conhecido como o Desfragmentador de disco que irá analisar o disco rígido e determinar quais arquivos são fragmentados e por quanto. Uma vez determinada, você pode executar o desfragmentador de disco para tornar a unidade mais congruente , acelerando assim a unidade . Instruções
1
Abra o menu Iniciar, selecione "Todos os Programas", " Acessórios", " Ferramentas de Sistema" e clique em " Desfragmentador de disco ".
2
Selecione o disco unidade que deseja analisar.
3
Clique em " analisar disco. " O Windows irá começar a verificar o disco selecionado para determinar quais arquivos são fragmentados . Se a análise retorna uma fragmentação de mais de 10 % , é recomendável desfragmentar o disco rígido.