Velocidade A velocidade de transferência de dados de um disco rígido do computador é determinada por uma combinação de fatores mecânicos e electrónicos. Graças aos avanços tecnológicos nos últimos anos , os discos rígidos em 2010 pode transferir dados de cerca de 60 mil vezes mais rápido do que os discos início da década de 1950 . História
A primeira unidade de disco rígido do computador foi produzido pela International Business Machines. A unidade IBM 305 tinham uma taxa de transferência de dados de 100 mil bits por segundo. Os discos rígidos produzidos em 2010 , que muitas vezes vêm equipados com uma interface SATA mais rápido pode transferir dados a velocidades de até 6 bilhões de bits por segundo.
Latência
Um disco rígido tem partes mecânicas que giram os pratos do disco interno e mover as cabeças de leitura e para trás em toda a superfície do prato. Estas operações mecânicas adicionar alguns milésimos de segundo para cada transferência de dados. Enquanto este atraso é minúsculo para uma única transferência , acrescenta-se ao longo de milhões de transferências.
Cache
discos rígidos continuam freqüentemente utilizados blocos de dados em um memória de acesso aleatório rápido (RAM) banco chamado de cache. Se a unidade é capaz de acessar dados do cache , em vez de ter que recuperar os dados do disco rígido , pode evitar atrasos mecânicos e transferência de dados muito mais rapidamente.
Interface
< br >
Os eletrônica e cabos que ligam a unidade de disco rígido para o computador definir o limite de velocidade superior da taxa de transferência da unidade. Os computadores usam várias interfaces padrão, como SCSI , IDE, SATA e .