A memória contida em unidades flash USB funciona muito semelhante à forma como qualquer outro disco rígido externo USB funciona. Isso significa que ele pode conter várias partições e tipos de partição e não é limitado ao formato FAT32 típico , com o qual a memória flash USB normalmente vem pré- formatado de fábrica. Ao reformatar a memória flash USB, partições diferentes contendo diferentes sistemas de arquivos podem ser colocados na unidade. A memória flash USB é ainda configurável para inicializar o computador . FAT /FAT32
Este é , de longe, o formato mais comum ; quase todas as novas unidades de memória flash USB vêm formatados com este tipo de partição por padrão. O tipo de partição FAT32 suporta partições mais de 4 GB de tamanho e é o mais compatível entre vários sistemas operacionais .
NTFS
Um dispositivo de memória flash USB podem ser reformatados com um partição NTFS tipo de tabela para trabalhar com Microsoft Windows . Formatar um dispositivo de memória USB com NTFS para criar cópias de arranque do Microsoft Windows que podem ser instalados a partir da memória USB. Isto é útil para instalação em computadores netbook .
HFS +
O Hierarchical File System prolongado é o tipo de tabela de partições utilizado por computadores Macintosh. Se um dispositivo de memória USB é para ser usado exclusivamente com o Mac OS X , a formatação do dispositivo USB com HFS + permite que recursos extras, como permissões de arquivos FAT32 que não suporta.
EXT3 /EXT4
o sistema de arquivos EXT é usado com o sistema operacional GNU /Linux. Ao formatar um dispositivo de memória USB com o tipo EXT3 ou tabela de partição EXT4 , um sistema Linux inicializável pode ser criado no dispositivo USB.