? Sabedoria convencional diz que inicializar uma unidade de armazenamento previamente formatado e utilizado irá apagar todos os dados sobre essa unidade. Mas isso pode não ser necessariamente verdade com as ferramentas de hoje. A formatação de uma unidade de armazenamento
formatação da unidade de armazenamento define como o sistema operacional irá escrever e salvar arquivos para o dispositivo. Sistemas de armazenamento de arquivos mais comuns são FAT32, para as versões mais antigas do sistema operacional Windows, ou NTFS, para as versões do Windows XP ou mais recente. Para usuários Macintosh, o sistema de arquivos será Mac OS padrão para sistemas mais antigos , e Mac OS Extended para Mac OS 8.1 ou posterior.
Todos os dispositivos de armazenamento precisa ser inicializado antes de usar. No entanto, a unidade de disco rígido em um computador desktop ou laptop é inicializado na fábrica , assim como a maioria dos dispositivos de armazenamento externos , incluindo pen drives e discos rígidos portáteis.
Quando formatar uma unidade
Se você formatar um disco rígido, você vai apagar todos os arquivos nessa unidade , de acordo com a Microsoft. Há momentos , no entanto, quando você pode achar que é necessário formatar uma unidade de armazenamento , tais como quando um novo disco rígido está a ser instalado dentro de um computador ou quando o sistema operacional do computador não reconhece um drive externo.
Se a unidade é nova, você pode formatar com impunidade. No entanto, se a unidade não é novo e você quiser salvar seus dados, você deve fazer backup dos arquivos antes de formatar o disco .
Formatação sem perda de dados
< br >
em novembro de 2010 , existem ferramentas de software para ajudá-lo em particionar seu disco para evitar reformatação se você precisa redimensionar suas partições de disco ou redistribuir o espaço disponível. Software gerenciamento de partição pode manipular sua unidade para criar, formatar , ocultar ou reexibir e excluir ou undelete divisórias . Você também pode alterar o rótulo de partição, alterar a designação de unidade , e mais importante, redimensionar ou mesclar partições de dados sem perder arquivos de dados.