O Serial ATA ou interface SATA , introduzido em 2003, é usado para conectar unidades de disco rígido de um computador. Dispositivos SATA usar um dos três especificações : SATA Revision 1.0, SATA Revision 2.0, ou SATA Revision 3.0. Cada revisão processa dados em velocidades diferentes. SATA 300 e SATA 3G indicam as velocidades em que a transferência de dados de disco rígido SATA . Significado
SATA 300 e SATA 3G ambos referem-se à segunda geração de discos rígidos SATA. SATA Revisão 2.0 é executado em cerca de 300 megabytes por segundo, o que é muitas vezes indicado como 3,0 gigabits por segundo. SATA 300 e SATA 3G são exatamente o mesmo, mas expressa de diferentes maneiras .
Significado
Um byte é composto por oito bits. Um gigabit equivale a 1000 megabits ou 128 megabytes. Quando nos referimos a uma unidade SATA 300 , queremos dizer as transferências de dados de unidades em 300 megabytes por segundo , enquanto o 3G significa que as transferências de dados de unidades de 3,0 gigabits por segundo. Os dois termos significam a mesma coisa .
Capacidades
SATA Revision 2.0 pode processar dados em velocidades de quase o dobro dos discos mais rápidos PATA (Parallel ATA ) , que utilizam uma tecnologia mais antiga que a SATA foi concebido para substituir . Todas as versões SATA permitir "a quente ", o que significa que a unidade pode ser substituído sem ter que reiniciar o computador . Discos rígidos
Configuração
SATA 300/SATA 3G conectar ao computador através de dados e cabos de energia especificamente concebidas para dispositivos SATA. Um cabo se conecta à placa-mãe e um segundo cabo conecta o dispositivo SATA a fonte de alimentação do computador.