? Para fazer um trabalho de unidade de disco rígido com o resto de um computador, ele deve comunicar os dados de acordo com um padrão bem estabelecido . Como as tecnologias mudam, novos padrões de substituir os mais velhos. No início de 2000 , o Serial Advanced Technology Attachment (SATA) padrão de interface de disco rígido surgiram, tomando o lugar da PATA mais cedo, ou Parallel Advanced Technology padrão Anexo. Os computadores mais novos têm soquetes SATA construídos para suas placas-mãe . Motherboard Motherboard
de um computador é a sua principal placa de circuito eletrônico . Ele é chamado de placa-mãe , pois ela serve como um centro de controle e principal ponto de conexão para placas de circuito menores contendo o microprocessador, memória , vídeo e outras funções. Motherboards primeiros não tinha circuito de interface de disco rígido , delegando essa função para uma placa-filha plug-in. Com tamanhos de circuitos menores veio a capacidade para embalar mais funções para a própria placa-mãe, e em 2011 tornou-se comum para a placa-mãe para ter SATA soquetes de disco rígido .
Hard Drive
o computador armazena a maior parte de seus dados em seu disco rígido. O disco rígido é composto de um mecanismo de disco magnético girando e placas de circuito para fazer o trabalho . Cada disco rígido tem um circuito de interface através do qual se envia e recebe dados para o computador . Por mais que duas pessoas devem falar a mesma língua para se comunicar , o computador eo disco rígido deve ter o mesmo padrão de interface .
Interfaces
O disco padrão de interface de unidade tem especificações para hardware e software. Para hardware, conectores devem acasalar entre si e os cabos devem transportar sinais de alta freqüência , sem perda de dados. Os circuitos eletrônicos devem lidar com a tensão e corrente que carrega os dados . O padrão de software organiza os bits de dados em blocos de tamanho padrão . Além SATA , alguns discos rígidos apoiar o (USB) padrão Universal Serial Bus . Outros suportam IEEE 1394, desenvolvido pela Organização Internacional Engenheiros Elétricos e Eletrônicos . Outros ainda usam um link de fibra óptica para transferências de dados muito alta velocidade.
PATA e SATA
discos rígidos armazenar muitos gigabytes de dados e necessidade de acesso e de transferência que dados o mais rapidamente possível . Os cientistas da computação medir velocidades de transferência de dados do disco rígido em termos de bytes digitais, ou personagens , por segundo. A última versão da interface PATA mais cedo se mudou um máximo de 133 milhões de bytes por segundo ( MB /s) . Quando a primeira versão do SATA substituído PATA, ele era capaz de 150 MB /s. O atual padrão SATA 3 pode transferir 600 MB /s.