? Se você está considerando a compra de um novo computador ou uma atualização para o seu computador de mesa existente , você deve saber as diferenças entre Integrated Drive Electronics (IDE) e Serial Advanced Technology Attachment (SATA) unidades de disco rígido . Algumas placas-mãe suportam qualquer tipo de unidade, mas desde 2009 mais apoio apenas SATA . Você vai precisar de consultar o site do fabricante da placa-mãe , leia o manual do computador ou remova a capa do seu PC para localizar o tipo correto. Você também pode consultar " Gerenciador de Dispositivos" no painel de controle do Windows ou "System Profiler " do menu Apple do Mac para obter informações detalhadas . História
Evolução da unidade de disco rígido
Fabricantes introduziu o disco rígido IDE em 1986, para obter em torno das mesas de unidades incorporadas em cada computador tinha naquela época. As tabelas suportado apenas discos rígidos de até 30 megabytes (MB) de tamanho, mas IDE ultrapassou esta limitação , dizendo o controlador de que a unidade foi de 30 megabytes , mesmo quando era maior. Quando as tabelas de unidade foram eliminados do sistema de entrada e saída básico ( BIOS ) , com a introdução do processador 486 , os tamanhos de accionamento muito maiores tornou-se possível . Em 2003 , os fabricantes criaram discos rígidos SATA.
Nomes
Os vários nomes utilizados para as diferentes unidades de disco rígido pode ser confuso . Discos rígidos IDE também são conhecidos como ATA ( Advanced Technology Attachment ) ou PATA ( Parallel Advanced Technology Attachment ) unidades. IDE, ATA e PATA são nomes diferentes para a mesma unidade. As unidades SATA utiliza uma tecnologia diferente . Além SATA , há também externo SATA ( eSATA ) , eSATAp - que combina a força da alta velocidade eSATA com USB numa única porta - e mini- SATA ( mSATA ) , utilizado em netbooks e dispositivos semelhantes . Os nomes SATA, embora semelhantes , não se referem a produtos idênticos
Cabos
cabos IDE
são muito mais largos do que os cabos SATA
drives IDE usam 40 - . Ou cabos de 80 pinos . Os conectores de 40 pinos são negros , enquanto os cabos de 80 pinos tem um conector azul para o controlador , preto para a unidade mestre e cinza para a unidade escravo. Cabos IDE são limitadas a 18 centímetros de comprimento e você pode usá-los para ligar dois discos rígidos para a placa-mãe . As unidades SATA usar um cabo de sete pinos , três dos quais são fios terra e quatro de que são dois pares de linhas de dados ativos. Cabos SATA , que podem ser até 39 centímetros de comprimento, inicialmente, apenas suportado um disco rígido. Novas interfaces foram recentemente desenvolvidos , no entanto, que suportam até 32 dispositivos .
Velocidade
Os drives IDE originais foram bastante lento em comparação com discos rígidos em 2011. Velocidades de transferência de cinco megabytes por segundo ( MB /s) aumentou ao longo dos anos , até que chegaram 133 MB /s. As unidades SATA começou a 150 MB /s. A maioria dos drives SATA (SATA II) de segunda geração pode transferir dados tão rápido quanto 300 MB /s . Terceira geração de drives SATA de transferência de dados em velocidades de até 600 MB /s.
Compatibilidade
IDE e SATA não podem ser interligados . Se sua placa-mãe suporta os tipos de unidade , você precisa decidir qual o tipo que você deseja usar , você não pode usar os dois ao mesmo tempo. Você pode , no entanto, comprar um adaptador que permite que você use uma unidade IDE em uma placa-mãe SATA e vice- versa. Tenha em mente que você vai perder algumas das funcionalidades de uma unidade SATA , se você usar um adaptador.