SATA significa Serial Advanced Technology Attachment . SATA foi introduzido em 2002 como o padrão para discos rígidos em computadores pessoais. SATA II é o nome aplicado à interface mais novo, mais rápido SATA introduzidos mais tarde no mesmo ano. Misnomer
SATA II não era o nome original para a interface SATA mais recente , foi o nome da comissão que desenvolveu a tecnologia. No entanto, o nome se tornou associado com a própria tecnologia.
Velocidade
Os dispositivos SATA originais têm uma velocidade de transferência de dados padrão de 1.500 megabits por segundo. A velocidade de clock efetivo do dispositivo SATA típico é de 150 megabytes por segundo , portanto, esses discos rígidos são conhecidos como SATA- 150. Dispositivos SATA II apresentam uma velocidade de clock mais alto de 300 megabytes por segundo. SATA capaz de 300 MB /s são conhecidos como SATA- 300 dispositivos . Nem todas as portas SATA-300 discos são SATA II. Para ser classificado como SATA II , a unidade deve ter capacidades Native Command Queuing .
Native Command Queuing
discos rígidos SATA lidar com vários comandos através do processamento -as na ordem em que os comandos são recebidos . Infelizmente , o processamento dos comandos a fim nem sempre é o modo mais eficiente para prosseguir. NCQ , ou Native Command Queuing , permite que um disco SATA II de comandos reordenar a fim de executá-los na ordem mais eficiente possível. NCQ resulta em melhor disco e desempenho do sistema.
Multiplicador de porta
O recurso porto multiplicador de SATA II permite que até 15 discos a serem conectados em um único canal SATA . Este recurso , quando apresentado como um componente SATA II , é compatível com dispositivos SATA. No entanto, a velocidade mais lenta das unidades SATA pode potencialmente levar a problemas com a conexão de vários dispositivos. Dispositivos
Hot Plug
SATA II têm " hot plug " capacidades . Isto significa que eles podem ser adicionados e removidos sem desligar o sistema . Os dispositivos anteriores SATA não têm esta capacidade.
Clique em Conectar e eSATA
Os drives SATA originais foram destinados apenas para uso interno . As ligações eram muitas vezes solto. Dispositivos SATA II tem uma característica Clique em Conectar , o que significa que você deve ouvir um clique quando o dispositivo está bem encaixado. Portanto, as unidades SATA II pode ser mais bem presa , permitindo SATA II eSATA externo ou drives para ser anexado. Os dispositivos eSATA pode ser ligado por um cabo de até dois metros de comprimento . Mais recentemente, uma especificação xSATA foi adicionado que permite a um drive externo para ser conectado com um cabo de até 8 metros de comprimento .
Staggered Spin- Up
Com a as unidades SATA originais , várias unidades tiveram de ser ligado ao mesmo tempo , causando uma severa perda de recursos do sistema. Discos SATA II são capazes de escalonada spin- up , ou seja, os dispositivos podem ser movidos separadamente , evitando , assim, o potencial de drenagem do sistema.
Ligação Power Management
SATA II também apresenta ligação Power Management , que permite que a energia do sistema no disco rígido em uma das três maneiras: , estado parcial ou sono ativo. Este sistema de gerenciamento de energia permite que o computador para economizar energia , o que é particularmente útil para computação móvel.