método The Master Boot Record (MBR) do gerenciamento de partições de disco mantém ampla utilização por muitas arquiteturas de computadores e sistemas operacionais. Implantado em 1980, MBR ainda são um padrão base popular para partições do disco rígido por causa de sua simplicidade e compatibilidade. Com a introdução de novos padrões operacionais de computador, um novo método de gerenciamento de partição de disco, o Partition Table GUID (GPT) oferece muitas vantagens em relação ao método MBR , incluindo melhor gerenciamento de disco, partições ilimitadas e suporte para discos rígidos maiores . MBR
O Master Boot Record ( MBR) reside no início de um disco rígido , normalmente na primeira posição de memória física. O MBR contém uma tabela de dados de todas as partições no disco . A tabela de partição mapeia blocos lógicos de memória para locais sobre a mesa, o que significa que o MBR usa uma única tabela para mapear blocos de memória física para definições de partição . MBR são simples de implementar e são normalmente utilizados para instalações de computador desktop do sistema operacional.
GPT e GUID
GPT executa a mesma função como a MBR , e existe para resolver alguns das falhas da implementação MBR. Em vez de usar locais de memória física , o GPT utiliza identificadores globais exclusivos (GUIDs) para designar partições em um disco rígido. Além disso, GPTs conter uma seção pseudo - MBR localizado no início da tabela GPT , o chamado " MBR protetor ", que fornece alguma compatibilidade com sistemas operacionais mais antigos .
MBR e GPT Gerenciamento de partição
Devido a MBR e sua implementação de mesa única , existem certas limitações de partição. Mesas MBR só pode definir quatro partições primárias . Enquanto extensões lógicas podem ser criadas para mitigar esta limitação, determinadas configurações desejáveis, tais como vários sistemas operacionais, só pode existir em partições primárias . Tabelas GPT, no entanto, utilizar várias tabelas redundantes para monitorar partições. Isto significa que um disco rígido pode, teoricamente, conter tantas unidades de disco rígido , conforme necessário.
MBR e GPT Disk Management
Além disso, devido à natureza de gerenciamento de partição GPTs , ele suporta tamanhos maiores para discos rígidos. Unidades de disco rígido MBR , tendo apenas uma tabela de partição única , pode tornar-se propenso à corrupção de dados como tamanho da unidade aumenta. A configuração multi-tabela do sistema GPT permite o armazenamento de dados mais seguro , e em quantidades maiores . Sistemas GPT são, obviamente, bem adequado para uso do servidor , como uma unidade de GPT pode suportar o armazenamento de dados acima de dois terabytes ( 2TB) .