placas-mãe modernas usam Serial Advanced Technology Attachment (SATA ) para conectar discos rígidos a uma máquina. SATA foi desenvolvido em 2003; motherboards criados antes SATA não suportam dispositivos Serial ATA. Peripheral component interconnect cartões (PCI) ativar o suporte SATA sobre essas placas-mãe mais antigas ; PCI SATA cartões podem adicionar um para duas portas SATA a um computador. Velocidades de Transferência
Parallel ATA ( PATA) , também conhecida como eletrônica rígido integrado (IDE), é a interface de disco rígido que motherboards usadas antes SATA foi desenvolvido . PATA era o padrão para discos rígidos de computador por mais de uma década , ea maioria das placas-mãe ainda tem pelo menos uma porta PATA disponível. No entanto, mesmo o mais antigo revisão SATA tem uma taxa de transferência mais rápida do que qualquer revisão PATA . SATA 1.5 Gbps tem uma taxa de transferência máxima teórica de 192 Mbps , mas a Ultra ATA/133 - o mais recente de revisões PATA - tem uma taxa de transferência máxima de 133 Mbps. Slots PCI mais velhos, particularmente aqueles em placas-mãe de consumo são limitadas a 133 Mbps. Em outras palavras , os discos rígidos SATA conectados a uma placa de 32 bits, 33 MHz PCI não pode transferir dados acima 133 Mbps.
Compatibilidade
Certain SATA /150 placas PCI não são compatíveis com SATA 3 Gbps ou SATA 6 Gbps discos rígidos. SATA foi projetado para ser para a frente e para trás-compatível - então um SATA de 3 Gbps disco rígido deve funcionar com uma placa-mãe originalmente projetado para SATA 1.5 Gbps dispositivos - mas algumas placas PCI antigas não vêm com os chipsets adequados para reconhecer mais recente discos rígidos SATA . SATA 3 Gbps e SATA 6 Gbps discos rígidos só vai funcionar com estas placas PCI mais velhos se os discos rígidos têm um jumper para mudar a velocidade de transferência de SATA 1.5 Gbps.
Características < br >
PCI SATA cartões podem permitir que computadores mais antigos para criar uma matriz redundante de discos independentes (RAID ) de configuração , o que pode melhorar o desempenho do disco rígido ou aumentar a segurança de dados. Configurações RAID são compostas de dois ou mais discos rígidos , ea maioria das placas PCI SATA permitem a configuração de um RAID 0 ou RAID 1 . RAID 0 melhora a velocidade de leitura e escrita , mas falha no disco irá resultar em uma perda de dados em todas as unidades . RAID 1 sacrifícios acelerar para a segurança , espelhando os dados que está escrito em uma unidade e criar uma cópia na unidade secundária , de modo que os dados estão seguros , mesmo se uma unidade falhar .
Potencial
Alguns usuários adicionar SATA placas PCI para aumentar o número de portas SATA disponíveis para uma configuração RAID, mas desde que os discos rígidos conectados a uma placa PCI usar um controlador ou ônibus diferente, discos rígidos SATA conectados à placa-mãe não pode estar relacionada com os discos rígidos SATA conectados a uma placa PCI. Além disso , os discos rígidos conectados a placas PCI mais velhos podem mostrar-se como SCSI, mesmo que eles não são dispositivos SCSI.