Em 1995 , a Apple Computer lançou um novo protocolo para a conexão de computadores e periféricos. FireWire foi introduzido para substituir o protocolo SCSI paralelo que a Apple tinha usado durante anos. Com o advento dos processadores mais rápidos Macintosh PowerPC , o envio de informações para dispositivos externos necessários velocidades mais rápidas do que SCSI poderia proporcionar. História
desenvolvimento do protocolo FireWire da Apple começou no final de 1980 . Anteriormente , os computadores da Apple iria ligar para unidades de disco externas e impressoras usando ( Small Computer System Interface) portas SCSI. Estas longas , portas estreitas recebeu informações de contatos feitos com alfinetes. Com o lançamento do chip PowerPC no início de 1990 , a Apple estava à procura de um cabo que levou informações a uma velocidade mais rápida. Cabeamento SCSI carrega cinco megabytes por segundo. Quando foi lançado , FireWire era capaz de transportar dados a uma taxa de 100-200 megabytes por segundo.
Significado
Apple recebeu aprovação para o seu novo protocolo do Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos . O IEEE é o órgão que certifica qualquer cabo ou dispositivo de transporte uma corrente elétrica. Firewire foi aprovado como a interface IEEE 1394 em 1995, com a capacidade de transferir dados a mais de 40 vezes mais rápido que seu antecessor SCSI. A Apple introduziu em sua série Power Macintosh G3 de computadores , a partir de 1999.
Função
principal uso do FireWire é como uma conexão de periféricos a computador . Ele é projetado para não colocar um fardo sobre a RAM do sistema. IEEE 1394 cabos usar cabeamento de cobre e desenha um até 45 watts de potência da CPU . De Avaliação de velocidade do FireWire avançadas torná-lo atraente para a transferência de grandes quantidades de dados . FireWire aplicações típicas incluem PCs ligam para câmeras de vídeo digitais , discos rígidos externos e unidades de DVD externos.
Tipos
Existem dois tipos principais de cabos FireWire . FireWire 400 está classificado para transportar dados a uma velocidade de 400 megabytes por segundo (Mbps) . Esta é a porta que está disponível na maioria dos computadores e iMacs portáteis Macintosh. A série profissional de computadores Macintosh , ou macpros , estão equipados com ambos os 400 e 800 séries . 800 portas série têm a capacidade de transferência de até 800 Mbps.
Características
FireWire é padrão em todos os computadores Macintosh e é compatível com todos os sistemas operacionais da Apple superiores a 8,6 . Microsoft Windows tem apoiado o protocolo IEEE 1394 desde o Windows 2000 , embora a maioria dos fabricantes só levaram as portas em suas máquinas desde 2005, sendo a excepção linha PC da Sony.