Quando SATA (Serial Advanced Technology Attachment ) foi introduzido pela primeira vez , representou um passo em frente na conveniência e desempenho em relação à versão paralela do barramento de conexão do disco rígido (P- ATA ou PIDE ) . Até o final de 2008, o padrão SATA tinha substituído quase todos os conectores dos cabos mais velhos em ambos os laptops e desktops fornecidas por todos os fabricantes de laptop em os EUA A primeira atualização para o padrão SATA , o SATA ll , ofereceu melhorias substanciais nos dados laptop rendimento e outras áreas quando apareceu no início de 2010 . SATA l
Também conhecida como SATA 150, os dados SATA l laptop transferências interface de disco rígido em cerca de três vezes a velocidade de uma conexão USB 2.0. Em 1,5 Gbit /s , a taxa de transferência de dados representou um aumento de velocidade alucinante sobre o EIDE (Enhanced Intelligent Drive Electronics ou aprimorado Integrated Drive Electronics ) Interface de 33 Mbit /s. Tão significativo como o aumento da velocidade , o soquete SATA consistia de sete pinos de dados /comandos, ao contrário do conector de pino EIDE 40 com cabo de fita que acompanha que foi quatro vezes maior. Essas inovações levaram a uma redução significativa no tamanho laptop e peso.
SATA ll
O disco rígido SATA 300 laptop ou SATA ll tornou-se disponível ao público em meados de 2009. A melhoria mais óbvia sobre o l SATA , a duplicação da taxa de transferência de 150-300 Gbit /s, não é o único recurso de atualização da segunda geração do SATA . A unidade também contou com spin para cima escalonada , um recurso útil para usuários de laptop com suporte HDD externo. Cambaleou spin-up permitiu a SATA para começar somente quando a transferência de dados é necessária da unidade. Outra característica , o suporte hot plug tecnologia, permitiu que o usuário laptop para conectar uma unidade ll SATA externo , enquanto o sistema operacional foi executado.
Laptop Uso Tamanho
padrões SATA fez a produção e as vendas de discos rígidos de maior capacidade possível por causa do aumento das taxas de transferência muito . Devido a restrições de tamanho e espaço , laptops tradicionalmente CPUs menores e menos poderosos do que a caixa de área de trabalho muito maior. Procure ou ler vezes para laptops diminuiu em relação à capacidade de HDD devido à economia de escala : quanto mais área para pesquisar , mais tempo levou para encontrar os dados. SATA velocidade de transferência muito reduzida este efeito e permitiu muito maior capacidade de armazenamento do disco .
O que procurar
l SATA ll e unidades portáteis estão disponíveis em uma infinidade de velocidades e capacidades de armazenamento. Encontrar o carro novo ou de substituição certa para o seu laptop exige olhar para o padrão SATA nas especificações de unidade. A partir de março de 2011, SATA 6 unidades também se tornaram disponíveis. Embora mais caro que o 150 e 300 Gbit /s SATAs , eles oferecem 600 Gbit /s de transferência e fornecer recursos de atualização semelhantes aos discos SATA anteriores.