? Chip gigante Intel Corp tem sido envolvido em uma variedade de segmentos de fabricação de computadores de processador . Enquanto muitas pessoas estão familiarizadas com as ofertas da Intel para o espaço do consumidor , alguns podem não ter ouvido o nome de " Xeon " antes. O Xeon é o processador da Intel para os mercados de servidores e workstations de alto nível , e é um processador com uma história rica.
História
Introduzido em 1998 , o " Pentium II Xeon " era uma versão reforçada -up do processador Pentium II consumidor com o qual compartilhou o seu nome e algumas características . No entanto, para fazer o processador mais atraente para os servidores , a Intel aumentou a memória cache, até um máximo de 2 megabytes em comparação com os 512 kilobytes do Pentium II padrão . Além disso, o cache do Xeon correu com a mesma velocidade de relógio como o próprio processador, enquanto o cache do Pentium II passou a metade da velocidade de clock do processador.
Características
O Xeon tem uma longa história de introdução de características que mais tarde se tornariam disponíveis --- até mesmo banal --- dentro de processadores de consumo da Intel. Por exemplo, o Pentium II Xeon permitido o uso de múltiplos processadores no mesmo computador , um recurso que não foi apoiada no padrão Pentium II. Outra tecnologia Intel , Hyper-Threading, foi introduzido pela primeira vez em um produto Xeon em 2002. Hyper-Threading permite que um processador para executar vários comandos ao mesmo tempo , dando-lhe o efeito de múltiplos processadores em um.
Preço
Devido ao seu mercado pretendido de usuários de negócios, processadores Xeon têm sido historicamente mais caro do que as ofertas de nível de consumo da Intel. O processador Xeon mais caro custava cerca de US $ 1.700 em 2009, embora as versões mais baratas estavam disponíveis.
Considerações
Para qualquer um que considera um upgrade para um processador Xeon , é importante perceber que a compra pode precisar de ser conjugada com uma nova placa-mãe e memória, tornando a atualização uma proposta cara . Em 2009, os mais recentes processadores Xeon usado um soquete de CPU chamado LGA 1366 , o que significava que não poderia substituir diretamente Core 2 Duo .
Especialista introspecção
Tão poderoso como processadores Xeon são , o seu benefício de desempenho pode não ser suficiente para justificar o preço para os consumidores médios. Além disso, os mais recentes modelos produzem calor significativa , exigindo sistemas de refrigeração poderosas. Embora os processadores Xeon são excelentes em ambientes uso intensivo da CPU , como um estúdio de gravação , o dinheiro extra terá de ser orçamentado para um sistema de water-cooling (ou solução similar) para minimizar o ruído do computador.