Nanorobótica envolve a manipulação de objetos e interações com atômicas e moleculares porte. Nanorrobôs , às vezes chamado de nanobots ou nanoids , são dispositivos normalmente variam em tamanho 0,1-10 micrômetros . O tamanho de nanorobots pode ser comparada com a de células biológicas . Primeiro Desenvolvimento
O primeiro microscópio de varredura por sonda (SPM ) foi o microscópio de varredura por tunelamento (STM ) , inventado no início de 1980 por Binnig e Rohrer no laboratório da IBM Zurique, para o qual ganhou um prêmio Nobel . De acordo com John W. Cruz em seu Scanning Probe Microscopy (SPM) website ", microscopia de varredura por sonda cobre várias tecnologias relacionados para imagem e medição de superfícies em escala bem, até o nível de moléculas e grupos de átomos . " < Br >
O microscópio de força atómica , também é considerado um microscópio de sonda de varrimento , definido como um microscópio que utiliza uma sonda , em vez de uma lente . O tipo de interação entre a sonda ea amostra define o tipo de microscópio de varredura por sonda .
Possíveis Aplicações
Além microscópios de varredura por sonda , há uma infinidade de outras possíveis usa proposto para nanorobôs , incluindo sondas celulares para uso médico , instrumentos de manipulação genética , a memória do computador para computadores mais rápidos , instrumentos para a calibração de robôs maiores, e células programáveis para detecção de patógenos .
desenvolvimentos futuros
os cientistas esperam criar nanorrobôs que seria auto- montagem , com a possibilidade de que eles iriam comunicar quimicamente. De acordo com Aristides AG Requicha do Laboratório de Robótica Molecular , " Tarefas complexas são susceptíveis de exigir um grupo de nanorobôs trabalhar cooperativamente . Isto levanta questões interessantes de controle, comunicações e programação do robô ' sociedades '. "