? PATA ou cabos Parallel ATA fornecem uma maneira confiável para conectar discos rígidos e dispositivos ópticos , tais como unidades de CD-ROM e DVD para uma placa-mãe de computador. É uma tecnologia mais antiga encontrada principalmente em sistemas de computadores fabricados antes de 2007. Aspecto
Um cabo PATA geralmente tem um comprimento máximo de 18 centímetros e possui um conector de 40 pinos em cada extremidade. Uma extremidade do cabo de ligação à placa , a outra extremidade , que pode ter uma configuração em Y , liga-se uma ou duas unidades . Quando duas unidades são conectadas , um está configurado como master e outro como slave. Em um computador típico , pode haver dois cabos PATA de conexão de até quatro dispositivos, como discos rígidos e drives ópticos de CD /DVD . As unidades são referidos como mestre primário, escravo primário, secundário master e slave secundário. Cabos PATA são bastante ampla e pode restringir o fluxo de ar dentro do gabinete
PATA contra SATA
PATA foi originalmente chamado ATA ; . No entanto, quando Serial ATA ou SATA tecnologia foi introduzida, a indústria de computadores precisavam de uma maneira de diferenciar entre os dois. PATA é uma tecnologia mais antiga encontrada principalmente em computadores fabricados antes de 2007. Ela foi substituída pela SATA que é mais fácil de configurar , mais rápido, requer menos energia e ocupa menos espaço físico dentro do computador.
Características
PATA cabos são produzidos em ambos os formatos de 40 e 80 fios de arame . Os dois formatos são difíceis de distinguir num relance e distinguem-se por diferenças de codificação de cores : conector do cabo PATA de 40 fios termina geralmente só aparecem em preto, enquanto os conectores 80 vias são de cor preta , azul e branco . Uma inspeção mais próxima do cabo revela-se menores e mais numerosos fios que atravessam a cabo de 80 vias .
Velocidade
velocidade é a grande falha da conexão PATA . A velocidade máxima é de 100 MB /s com uma rajadas ocasionais de até 133 MB /s. Por outro lado, a transferência de arquivos SATA ocorre a velocidades de até 3.0 GB /s.