A série ATI Rage foi um grupo de processadores gráficos, uma das primeiras fichas para fornecer suporte a hardware específico para gráficos 3D . A faixa expandida para fornecer diferentes níveis de desempenho e novos chips para diferentes aplicações. Um tal variante foi o LT Raiva , uma versão reduzida do chip projetado para uso em notebooks. Graphics Engine
A gama Rage of processadores foram todos baseados em torno proprietária Mach64 motor gráfico da ATI. O motor foi desenvolvido especificamente para permitir o processamento paralelo de gráficos 2D e 3D . As gerações anteriores de processadores tinha usado o mesmo motor, mas o suporte a hardware 3D só foi adicionado com este modelo.
Dados de desempenho
A velocidade do clock do núcleo do processador Raiva foi 25 MHz . A memória foi cronometrado em 83 MHz e operado com uma largura de banda de 0.644GB por segundo. A operações de shader , pixel e textura encher taxas de todos os executados em 25 operações por segundo.
Modificações Notebook
A LT foi projetado especificamente para uso dentro e notebook computadores portáteis . Ele incluiu uma série de recursos especificamente para esta finalidade . A LT incluído um sistema de gerenciamento de energia mais avançado, o que reduziria a velocidade do processador ao executar tarefas de baixa complexidade . Esta redução do consumo geral de energia e prolonga a vida da bateria. Ele também incluiu um transmissor diferencial , projetado especificamente para otimizar gráficos em telas de LCD do notebook .
Significado
A LT Raiva era conhecido por sofrer de problemas de desempenho, a integração de gráficos 2D e 3D ainda estava em sua infância , e outras empresas tinham uma vantagem sobre ATI . No entanto, este foi o primeiro processador gráfico sempre móvel para incorporar a aceleração de hardware 3D e fazer uso da Accelerated Graphics Port . Estas características são agora onipresentes em praticamente todos os processadores gráficos móveis.