imagem de disco é um processo em que um disco rígido inteiro é copiado exatamente para fins de backup ou transferência. De imagem de disco para backup de dados permite que um técnico de suporte de TI para substituir perfeitamente os dados de um disco rígido em caso de uma falha total do disco rígido do sistema. O resultado líquido deste processo é que o computador é retornado ao estado totalmente funcional com o mínimo absoluto de tempo de inactividade e endócrina. No caso de transferência de imagem de disco proposto , a imagem de um clone é usado para rapidamente programar as unidades de computador com uma base de série de software e os dados armazenados . Sistema instala via transferência de imagem são os mais adequados para a instalação rápida de um grande número de unidades individuais através de uma rede . No entanto , este método também pode ser usado por instalações de DVD - ROM de menor escala . É importante fazer a diferenciação entre o disco de hardware , que pode ser definida como a totalidade de uma unidade de disco rígido , em comparação com um disco de software , o que , de facto, existe como um espaço virtual . É possível ter vários discos virtuais existentes em um único disco de hardware, como é frequentemente o caso em servidores compartilhados . Rede baseada em hardware de imagem de disco
imagem baseado em rede utiliza o conceito de imagem de uma unidade de hospedagem em um único servidor de unidade e , em seguida, conectar esta unidade a um hub Ethernet , que tem como alvo os computadores que irá , em seguida, ser capaz de receber a instalação através da rede . A fim de fazer uma imagem do disco de instalação do hardware baseado em rede viável , você vai precisar de software de suporte para lidar com a instalação como o Symantec Norton Ghost , embora existam inúmeros outros programas equivalentes no mercado. Com uma série de comandos do BIOS (o que o usuário pode seguir para iniciar a imagem de instalação de software remotamente através da rede ), o programa irá auto executar e instalar todos os softwares relevantes , deixando apenas um passo de configuração de usuário final para o técnico após a instalação foi completada . Esta etapa final consiste em dar ao computador um nome único e configurar qualquer software específico cliente com as especificações finais.
DVD ROM Based Disk Imaging
DVD -ROM baseada em disco de imagem funciona quase da mesma maneira como imagem de disco de rede, mas existem algumas diferenças fundamentais : primeiro, cada unidade que vai receber uma instalação baseada na imagem de disco terá uma unidade capaz de DVD. A fim de criar um disco de DVD para fins de backup de dados, um técnico vai precisar de um DVD RW que pode gravar dados em um conjunto de disco óptico. É importante notar que a maioria dos sistemas de negócio low-end não tem a capacidade de gravar dados em um disco óptico . Há também uma outra limitação inerente ao DVD- ROM baseada em disco de imagem : cada DVD é limitada a uma quantidade relativamente pequena de dados. Isso funcionaria para os trabalhos de instalação extremamente simples (como ponto de varejo de vendas , por exemplo) , mas seria incapaz de lidar com os volumes maiores de dados necessárias para lidar com a instalação do sistema mais complexo ou fazer backup . Formato DVD ROM básico só é capaz de segurar um pouco mais de 4 GB de dados , enquanto a atualização mais recente de DVDs de dupla camada permite o armazenamento de pouco menos de 8 GB de dados.
Trabalho Cerca de unidade óptica Limitações
o melhor método de se locomover a necessidade de uma unidade óptica em cada máquina para uma instalação é a utilização de um leitor de DVD -ROM USB para instalações ou um gravador para backups. É possível usar vários discos para criar imagens com mais de 4 ou 8 GB , no entanto, mudar discos aumenta muito o potencial de uma instalação ou falha de backup , tornando-se um pouco menos do que opção atraente. Também é possível obter drives e discos especializadas capazes de ler e escrever DVDs de dupla camada dupla face para armazenamento de dados , mas estes sistemas podem ser extremamente custo proibitivo . O formato de dupla face dupla camada DVD é capaz de armazenar 17 GB de dados e torná-lo um dos métodos de armazenamento maiores para discos ópticos. A última palavra em armazenamento óptico de dados são os discos Blu -Ray. Drives com capacidade de gravação para o formato de disco Blu- Ray são bastante caros , mas oferecem a maior capacidade de armazenamento de dados de disco óptico de qualquer método amplamente disponível com capacidade de 25 GB por disco de camada simples e 50 GB em discos de camada dupla . Teoricamente um disco duplo em camadas Blu- Ray teria a capacidade de armazenamento para lidar com a maioria das necessidades de instalação de instalação de negócios para estações de trabalho , mas ainda pode ser muito pequeno para um papel total de backup de dados em um único disco . A partir de 2010 , não houve Blu-Ray discos regraváveis de dupla face , disponíveis para compra do público , mas se tendências passadas são verdadeiras eles podem se tornar disponível como armazenamento de dados precisa de aumento .
< Br >