computação de múltiplos processadores , às vezes chamado de multiprocessamento , pode referir-se ao uso de um ou mais processadores distintos instalados em um computador ou a utilização de um processador multicore , que contém mais de um núcleo de processador em um único die do processador. História
Como processadores têm um limite para a freqüência eles podem razoavelmente atingir , tem sido há muito tempo que os processadores acabaria por exigir emparelhar-se para alcançar maiores velocidades. Computação de múltiplos processadores antecede computação de múltiplos núcleos, mas era mais caro e mais complicado de configurar e a distância adicionado entre processadores era um problema em termos de velocidade .
Significado
< br >
a mudança para processadores de núcleos múltiplos no mercado convencional permitiu velocidades de processador para continuar a crescer , em vez de estagnar devido a considerações práticas . Tendo cada núcleo de processamento imediatamente ao lado do outro no mesmo die , e não em soquetes separados na mesma placa-mãe, permite velocidades de maior acesso para o compartilhamento de dados e reduz o consumo de energia
Função < . br>
múltiplos processadores, actuando no mesmo die do processador ou não, função , comunicando entre si sobre qual bits de dados que estão usando ou vai usar para aumentar a eficiência . Isto efetivamente aumenta a velocidade de processamento de dados.
Considerações
Para o comprador moderno computador ou construtor , o processamento de múltiplos núcleo é o caminho a tomar , ao invés de múltiplos processadores . Isto é devido ao maior custo de aquisição de uma placa-mãe com múltiplos soquetes de processador , bem como a velocidade e de consumo de energia vantagens dos processadores de núcleos múltiplos .