O código de barras bi-dimensional foi criado porque os códigos de barras necessário para conter mais dados do que os seus homólogos tradicionais, unidimensionais. Seja para manter o faturamento ou informações de navegação , ou mesmo como uma forma simples de trocar informações , códigos de barras necessários para expandir em contato . O popularizado e códigos de barras bidimensionais modernos são capazes de prender mais de 4.000 caracteres , onde outros, dependendo da resolução de uma impressora , pode, teoricamente, possuem mais de 500 milhões de caracteres por polegada. Aztec Código
O Código Aztec foi inventado em 1995 e atualmente é de domínio público . Códigos astecas variam de 15x15 a 151x151 quadrados, com uma densidade máxima de 3.067 caracteres alfanuméricos. Ao contrário de muitas matrizes de código , o Código Aztec não exige uma área tranquila , ou espaço em branco, fora do código . Código Aztec foi desenhado por Andrew Longacre .
CyberCode
CyberCode é um sistema de marcação desenvolvida pela Sony. Estas tags são projetados para ser facilmente lidos pelos sensores CMOS em câmeras digitais , permitindo o processamento rápido . A idéia por trás dessas marcas é fornecer uma cobertura fácil quando segurando uma câmera digital , produzindo uma interface de realidade aumentada. CyberCode não pegou como o QRCode mais popular, que realiza uma tarefa similar.
Datamatrix
O código Datamatrix foi desenvolvido pela Siemens e é um dos os códigos de barras matriz bidimensional mais populares nos Estados Unidos . O código em si tem uma capacidade teórica de mroe de 500 milhões de caracteres por polegada , tornando-se o código de maior capacidade no mercado e muito versátil. Naturalmente , a capacidade de imprimir e ler as mudanças que são minutos que requer tanto uma impressora de alta qualidade e um dispositivo de digitalização . O código DataMatrix típico tem uma densidade muito menor . Curiosamente , o esquema de código DataMatrix distribui os dados ao longo de todo o código , bem como a utilização de um ponto de posição absoluta na impressão . Isto permite a leitura através de erros de impressão e um alto nível de redundância não encontradas em outros códigos de barras matriz bidimensional .
Datastrip
Datastrip é o mais antigo dos dois - códigos de barras e matrizes tridimensionais foi originalmente chamado SoftStrip . O código Datastrip é projetado para permitir a impressão de áudio, gráficos e outros arquivos em papel em um formato de alta densidade. O processo de leitura é projetado para ser livre de erros como o código incorpora uma série de maneiras de manter a integridade do arquivo. Códigos Datastrip são cerca de 5 /8 de polegada de largura e pode variar até 9 centímetros de comprimento . O código é proprietária e requer um leitor de Datastrip Datastrip Inc. para processar o código.
High Capacity Cores Barcode
Microsoft desenvolveu o colorido de alta capacidade de código de barras , como forma para fornecer informações adicionais sobre os produtos em um espaço pequeno . O código usa uma sequência de triângulos coloridos para exibir mais de 3.000 caracteres por polegada quadrada . É o código padrão usado pelo aplicativo Tag Microsoft que vem com seus dispositivos móveis. O código pode ser lido em praticamente qualquer plataforma de smartphone.
Maxicode
O envio UPS globais provedor desenvolveu o Maxicode em 1992. O que é interessante sobre o Maxicode é que ele usa uma matriz de 866 hexágonos interligados uma polegada quadrada para criar o código em vez de um quadrado formado por pontos . Originalmente chamado UPScode , Maxicode foi concebido para ser lido , não importa o que a orientação da matriz e com apenas 25 por cento da matriz ainda está intacta. Maxicode pode conter até 100 caracteres alfanuméricos.
QRCode
O QRCode , ou Quick Response Code , o código é mais popular entre os consumidores. No Japão , o código é um padrão para a divulgação de informações para os usuários de telefone celular através de suas câmeras embutidas. QRCodes pode conter texto, imagens , links e outras estruturas de dados miríade enquanto eles se encaixam dentro de 4.464 caracteres. Este símbolo é amplamente utilizada no Japão, porque ele pode codificar directamente os símbolos Kanji juntamente com o texto ASCII padrão . A tecnologia QRCode é do domínio público , ea criação de QRCodes pode ser feito facilmente através de inúmeros sites .