comumente referido simplesmente como um cabo " Centronics " , o cabo de interface paralela Centronics foi criado em meados dos anos 1970 pelo Centronics Corporation, em Nashua, New Hampshire . O sistema era o seu design proprietário para a criação de uma ligação paralela entre os dispositivos , a maioria impressoras. A norma foi posteriormente cooptado pelo Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE) 1284 standard, criado em 1994, que ampliou o padrão Centronics básico. O padrão original ainda estava disponível , usando o " modo de compatibilidade Centronics " do novo padrão . Especificações físicas
A interface original paralelo Centronics chamado para um cabo que era um máximo de 12 metros de comprimento. O cabo tinha 36 pinos ligados em duas filas de 18 e uma barreira de plástico . O lado do computador pessoal (PC ) do cabo teria uma ligação paralela de 25 pinos. O mais recente IEEE 1284 expansão da interface paralela Centronics expandiu o comprimento máximo de 25 pés e mudou as funções de certos pinos , porém foi mecanicamente e fisicamente idêntica ao sistema original.
Especificações internas < br >
a interface paralela Centronics ofereceu uma conexão unidirecional de oito bits , o que significa que pode transmitir informações em uma única direção . A velocidade máxima da interface Centronics é de 150 kilobits por segundo , embora Interfacebus.com afirma que o cabo, geralmente, não ofereceu nenhuma conectividade mais de 10 kbps. O padrão foi atualizado pela IBM - antes do advento da atualização IEEE 1284 - a ser bidirecional com o lançamento de suas PS- 2 sistemas de computador , o que significa que um dispositivo conectado a ele também pode enviar informações de volta para o computador . Isto permitiu que o padrão a ser expandido para outros dispositivos ao lado das impressoras com que foi comumente usados. Outros dispositivos incluídos disco computador memória somente leitura ( ROM ) CD players , toca-fitas e unidades de disquete portáteis.
Pin Especificações
Este padrão de 36 pinos permitida para cada pino de ser atribuídas funções específicas . São eles: um pin - strobe de dados, para ligar para o anfitrião para obter informações , pinos de dois a nove eram pinos de dados , pino 10 foi usado para o reconhecimento dos dados recebidos . Pino 11 é um sinal de ocupado para indicar o aparelho estava ocupada. Pin 12 foi um indicador de erro de papel , pino 13 foi usado para controlar impressoras em cadeia . Pin 14 controlaria papel de alimentação contínua. Às vezes chamado de papel de computador , este documento tem bordas perfuradas com furos em ambos os lados que podem ser arrancadas . As folhas se alimentar continuamente permitindo que um computador para continuar a receber as folhas , em vez de ter que puxar folhas individuais . As folhas foram perfuradas e podem ser separados posteriormente . Pin 15 também foi usado por impressoras em cadeia . Pinos 16 a 30 foram utilizados para alimentação e aterramento. Pin 31 foi usado como um sinal para cancelar o trabalho atual. Pino 32 foi usada para sinalizar que havia um problema com a impressora . Pin 33 foi utilizado como um terreno , o pino 34 foi utilizado, pino 35 foi novamente utilizado para alimentação e pino 36 foi utilizado para sinais sobre o estado da impressora .