Computadores representar dados através da manipulação de correntes elétricas . Isto significa que as suas várias componentes devem constantemente ou transmitir sinais elétricos ou armazenar quantidades específicas de carga. Estes processos produzem calor que pode causar congela , falhas ou shorts , levando a danos permanentes. De acordo com o Guia do PC, estresse térmico é a principal causa de falha do sistema de computador. Assim, é essencial conhecer as áreas problemáticas do seu computador e como resfriá-las . Processador
O processador é geralmente mais quente componente de execução de um computador. É constituída de milhões de transistores, cada um dos quais possuem carga , a fim de executar os cálculos nos dados . Esta carga transforma continuamente em calor através do efeito Joule . Sem refrigeração adequada , os processadores podem executar quente o suficiente para literalmente queimar . Isso geralmente faz com que o computador para congelar . Se arrefecimento ou desligamento não ocorre , o processador pode derreter e fusível na placa-mãe ou dissipador de calor.
Outros componentes
Se você estiver executando um monte de jogos, prestação ou o software relacionado com vídeo, sua placa de vídeo pode rodar mais quente do que o seu processador . A memória do sistema também pode executar quente. Embora não produza tanto calor quanto a placa de vídeo , ele pode superaquecer e causar dano a si mesmo e ao sistema como um todo.
Sistemas de arrefecimento
Processadores e placas gráficas normalmente vêm com dissipadores de calor de combinação e ventiladores. Enquanto placas gráficas geralmente vêm integrados aos seus sistemas de refrigeração , sistemas de processador deve ser instalado separadamente . Na maioria dos casos , a execução de um computador sem esses sistemas irá causar superaquecimento quase que imediatamente. Dissipadores de calor do processador também muitas vezes necessitam de pasta térmica . Sem isso, o processador pode superaquecer , mesmo que o dissipador de calor é o contrário instalado corretamente.
Monitoramento Temperatura
Os computadores vêm com sensores de temperatura que se comunicam com o software pré-instalado para regular a velocidade do ventilador . A maioria das máquinas também têm falha de cofres no lugar que desligar o computador antes de atingir temperaturas perigosas. Embora essas funções são muitas vezes passiva para o usuário , existem programas disponíveis que permitem que você monitore a temperatura do seu sistema e personalizar suas operações de refrigeração.
Considerações
Todos os processadores e placas de vídeo têm uma potência de design térmico . De acordo com a CPU do mundo , esta é a energia máxima do sistema de arrefecimento de um processador pode dissipar durante a operação normal . Todo o calor gerado durante este montante pode danificar o sistema. Os usuários podem optar por instalar sistemas de refrigeração mais potente , se eles querem empurrar seus componentes além dos limites normais . Também é possível atualizar os fãs sobre o chassi para desabafar mais ar através do computador. Note-se que os fãs mais poderosas de refrigeração são muitas vezes maiores . Como tal , eles podem causar aumento de ruído e necessitam de um chassis maior.