Um ímã permanente é um material capaz de produzir um campo magnético. Estes materiais são na maioria das vezes feito de um dos três elementos ferromagnéticos : cobalto, níquel e ferro. Os materiais magnéticos são usados ao longo de muitas tecnologias , a partir de discos rígidos de computador que nanômetros de tamanho dos ímãs, aos grandes motores elétricos que dependem de ímãs para propulsão. A criação de um íman permanente é um processo complexo e envolve tipicamente a escolha de um material, de tamanho e geometria . Teste só pode ser alcançado pela construção do íman . Coisas que você precisa
pacote de elementos finitos
software de planilha
Gauss metros
Show Mais instruções
1
Decidir sobre a especificação do projeto . Há geralmente dois fatores importantes a considerar na concepção de um ímã permanente. Primeiro , a densidade do fluxo magnético ( B ) é uma medida da força do campo e isso depende do material a ser usado , bem como as dimensões do material . Em segundo lugar , a coercividade ( Hc ) de um material é uma medida da facilidade com o campo magnético muda de positivo para negativo . Para projetar um ímã permanente , essas duas quantidades precisam ser estimado para a aplicação em particular.
2
Escolha um material. O material escolhido é altamente dependente das especificações do projeto. Materiais magnéticos permanentes são normalmente fabricados a partir de ligas de terras raras como samário cobalto ou neodímio ferro boro . Para aplicações que necessitam de uma densidade de fluxo magnético elevado ( tal como motores ) , um material tal como o neodímio ferro boro deve ser utilizado , uma vez que tem uma densidade de fluxo magnético elevado . Se forem necessários campos menores , a escolha de um material, tal como alnico seria suficiente .
3
escolher as dimensões do material . As dimensões do ímã acabará por ser o fator decisivo sobre o campo magnético produzido . O campo magnético é proporcional ao volume do material . Pode-se utilizar um pacote de elemento finito , como COMSOL para modelar o campo final produzido . Para fazer isso , um simplesmente precisa de entrada da geometria do íman , juntamente com a densidade de fluxo magnético do material .
4
Comprar o material magnético e testá-lo . Fabricação de magnetos permanentes em laboratório não é normalmente possível , uma vez que é um processo especializado . Tipicamente , o material magnético é trazido a partir de uma entidade externa e , em seguida, maquinados com a geometria desejada . Para testar o íman permanente final, um medidor de Gauss irá ser necessário, o que é um dispositivo eléctrico portátil usado para medir os campos magnéticos .
5
medir o campo magnético . Para fazer isso , colocar a sonda do medidor de Gauss ao lado do local do íman permanente pretendida . A intensidade do campo magnético será exibido no LCD do medidor de Gauss .