As tecnologias atuais usadas para construir alto-falantes funcionam de forma otimizada sobre faixas de freqüência mais estreita do que o que o ouvido humano pode perceber . Alto-falantes final tendem , portanto, para ser capaz de reproduzir apenas um subconjunto do espectro sonoro com uma fidelidade máxima . Redes de crossover tomar a saída de um sistema de som e filtrar algumas freqüências para fora antes de permitir que as demais freqüências para alcançar cada alto-falante. Redes de crossover pode filtrar freqüências inferior ou superior a um limiar; redes do primeiro tipo são chamados de "high- pass" , enquanto as redes do segundo tipo são chamados de " low-pass " . Os principais componentes eletrônicos utilizados em redes de crossover são bobinas e capacitores. Em particular, os capacitores eletrolíticos são uma escolha popular devido às suas relativamente altas capacitâncias em um pequeno fator de forma. Instruções
1
Determinar a freqüência F limiar para a rede crossover. O modo específico de executar este passo depende das informações disponibilizadas pelo fabricante de alto-falantes. Por exemplo, se o fabricante publica uma curva de distorção em função da frequência , escolha o menor freqüência na qual a distorção permanece abaixo de 1%.
2
Descubra a impedância M de alto-falantes. Esta informação é normalmente disponibilizado pelo fabricante
3
Calcule a capacitância do capacitor eletrolítico que você precisa para construir a rede de crossover , avaliando-se a seguinte fórmula: .
C = 1 /( 2 x Pi x M x F)
4
Conecte um capacitor eletrolítico de capacitância C em série entre a saída do sistema de som e alto-falantes. A rede de crossover personalizado para o seu sistema está agora no lugar e pronto para operar.