Os computadores da década de 1950 eram muito grandes e muito lento quando visto pelos padrões contemporâneos. Eles ainda eram relativamente novo , também. Este foi os computadores década começou a estar disponível em maior escala nos Estados Unidos , embora ainda não para as famílias. Eles geralmente eram úteis apenas para as empresas e outras grandes entidades. UNIVAC
No início de 1950 , o UNIVAC (Universal Automatic Computer ) se tornou o primeiro computador produzido nos Estados Unidos para uma audiência de massa e ofereceu para a venda comercial para as empresas. Prudential Insurance Company tornou-se a primeira organização não-governamental para comprar um computador em 1952, quando ele comprou um UNIVAC I, que usou a fita magnética para a entrada de dados. De acordo com a Computer Science Lab, os termos UNIVAC e computador foram usados alternadamente pelo público no início de 1950 por causa UNIVAC tornou-se tão intimamente associado com computadores modernos. John Mauchly e J. Presper Eckert, os fundadores do UNIVAC , havia construído um computador totalmente digital influente na Universidade da Pensilvânia, na década de 1940 e deixou a escola para formar UNIVAC .
IBM
IBM superou UNIVAC como vendedor de topo do país de computadores em 1955 - embora o mercado era pequeno na época - e permaneceu no controle do mercado por várias décadas. A empresa produziu seu primeiro grande computador , o IBM 701, em 1952, rapidamente construir sobre esse sucesso com foco no desenvolvimento de aplicações de negócios em seus computadores. Esta abordagem mais experiente para comercialização e produção ajudou a ganhar , uma vantagem enfático cedo com as grandes empresas que eram primeiros grandes consumidores do computador. A IBM também introduziu o primeiro sistema rígido do computador em 1957.
Operação
Computadores da década de 1950 eram difíceis de gerir e os usuários eram limitados a aqueles que os estudou sutilmente. Os computadores usados milhares de tubos de vácuo para gerenciar a corrente elétrica que deu o poder de computadores , iniciar e parar a eletricidade para eles como um interruptor e amplificar sinais elétricos fracos. Os tubos de vácuo não eram confiáveis , inclusive sendo propenso a superaquecimento, e um tubo com defeito nos milhares poderia parar todo o computador.
Transistores e chips de computador
O fim da a década de 1950 viu dois desenvolvimentos informáticos que levariam a um salto gigante para a indústria de computadores . As invenções do transistor e do chip de computador feito progressivamente computadores mais rápidos e menores , acelerando a forma como a eletricidade foi conduzida. O transistor foi o primeiro , sucedendo o tubo de vácuo, e os computadores mais avançados , no final da década de 1950 foram projetados com transistores . Em 1958 , Jack St. Clair Kilby , que trabalhava para a Texas Instruments , projetou o primeiro circuito integrado , que também é conhecido como o chip de computador. Os computadores não estavam usando o chip de computador de qualquer maneira generalizada até a década de 1960 , mas foi o desenvolvimento do computador da década de 1950 que teve o impacto mais duradouro.