O microcontrolador foi inventado na Texas Instruments no início de 1970 , em torno do mesmo tempo que o primeiro microprocessador estava sendo inventada no Intel. Microcontroladores adiantados eram simplesmente microprocessadores com built -in memória, como RAM e ROM. Mais tarde, microcontroladores evoluiu para uma grande variedade de dispositivos adaptados para aplicações específicas de sistemas embarcados em dispositivos tais como carros, telefones celulares e eletrodomésticos. O primeiro microcontrolador
Em 1971, o primeiro microcontrolador foi inventado por dois engenheiros da Texas Instruments, de acordo com o Smithsonian Institution. Gary Boone e Michael Cochran criado o TMS 1000, que era um microcontrolador 4 bits com ROM e RAM interna. O microcontrolador foi utilizado internamente em TI em seus produtos Calculadora de 1972 até 1974, e foi aperfeiçoado ao longo dos anos. Em 1974 , a TI ofereceu o TMS 1000 para venda para a indústria eletrônica. O TMS 1000 estava disponível em várias configurações de tamanhos de memória RAM e ROM . A partir de 1983 , cerca de 100 milhões TMS 1000 aparelhos tinham sido vendidos.
Intel microcontroladores
Além de produzir o primeiro microprocessador , a Intel também desenvolveu muitos microcontroladores importantes, dois dos quais são a 8048 e 8051 . Introduzido em 1976, o 8048 foi um dos primeiros microcontroladores da Intel e foi usado como o processador no teclado do computador pessoal IBM. Estima-se que mais de um bilhão de dispositivos 8048 foram vendidas . O 8051 , seguido em 1980 e tornou-se uma das famílias de microcontroladores mais populares. Variações da arquitetura 8051 ainda estão sendo produzidos hoje , fazendo a 8051 um dos projetos eletrônicos mais longa duração na história.
Eletricamente apagável Memórias
durante os anos 1990 , microcontroladores com ROM eletricamente apagável e programável (EEPROM) memórias , como memória flash, tornou-se disponível . Estes microcontroladores pode ser programado , apagada e reprogramada usando apenas sinais elétricos. Antes de os dispositivos electricamente reprogramáveis , microcontroladores frequentemente necessários programação especializada e equipamento de apagar , o que exigia que o dispositivo seja removido do seu circuito , retardando o desenvolvimento de software e fazendo o esforço mais caro . Com esta limitação removido , microcontroladores foram capazes de ser programadas e reprogramado , enquanto num modo de circuito com dispositivos microcontroladores poderia ser actualizado com o novo software , sem ter de ser devolvido ao fabricante . Muitos microcontroladores atuais, como os disponíveis a partir de Microchip e Atmel , incorporar a tecnologia de memória flash.
Modernos microcontroladores
Além de dispositivos de uso geral , microcontroladores especializados estão sendo produzidos para áreas como automotiva, iluminação , comunicações e dispositivos de consumo de baixa potência . Microcontroladores também se tornaram menores e mais poderosos . Por exemplo, em 2010, anunciou um microcontrolador Atmel flash em um pacote medindo 2 mm por 2 milímetros . Esses pequenos microcontroladores são pequenos o suficiente e barato o suficiente para ser usado em produtos como brinquedos e escovas de dente.