? Com os fabricantes de hardware, incluindo regularmente chipsets poderosos a bordo de áudio com suas placas-mãe , muitos integradores de sistemas perguntar se optar por uma placa de som separada pode realmente fazer uma diferença suficiente em qualidade de áudio para realmente importa. Enquanto o hardware de áudio embutido é certamente a opção mais barata , hardware de som discreto não oferece certas vantagens sobre a solução tudo-em- um. Qual você escolhe em última análise, depende do seu uso pretendido para o sistema, bem como o seu orçamento. Gaming
Uma área onde uma placa de som dedicada pode importar é em uma plataforma de jogos high-end . Enquanto jogos tecnologia de som pode parecer como uma reflexão tardia em comparação com os avanços no lado gráfico, jogos modernos podem tirar proveito de processamento de áudio high-end para produzir efeitos complexos em jogos. Enquanto a maioria de bordo chips de som pode lidar com os efeitos , pelo menos básicas de processamento , eles ligeiramente tributar o CPU no processo. Uma placa de som separado vai lidar com todo o processamento em si , reduzindo a carga no seu CPU e melhorar o seu desempenho.
Multimedia
Se você fizer multimídia ou de trabalho de som , tendo placas de áudio separadas pode ser extremamente valiosa . Chipsets on-board pode lidar com a maioria das aplicações de som casuais , se você precisa de um grande número de canais de áudio e maior clareza , a escolha de uma placa de som de alta qualidade é a sua melhor aposta . Alguns profissionais até usar vários cartões no mesmo sistema , permitindo-lhes para separar as entradas e saídas de áudio completamente para reduzir o ruído de canal cruzado . On-board chipsets de som podem ser vulneráveis a interferência eletrônica de outras partes da placa-mãe , um fenômeno que pode produzir pequenas quantidades de ruído durante as sessões de gravação ou reprodução.
Surround Sound
Se o seu objetivo é ter um centro de entretenimento PC, uma placa de som separada pode ser uma escolha interessante. Os chipsets integrados têm percorreu um longo caminho ao longo dos anos, e muitos chipsets podem lidar com 5.1, som surround e até mesmo o processamento DTS . Se você quer um sistema 7.1, no entanto, verificar especificações da placa-mãe para assegurar que ele pode proporcionar canais de áudio suficientes para a configuração do alto-falante.
Bottom Line
menos que você esteja um audiófilo sério ou precisa de uma configuração de som high-end por motivos profissionais , os chipsets de áudio sobre as últimas placas-mãe são suficientes para a maioria das aplicações. Processamento de áudio on-board não imposto a CPU um pouco , contanto que o seu processador é razoavelmente novo e multi-core , você pode nem notar o poder perdido. Por outro lado , normalmente você pode encontrar uma placa de som capaz para menos de US $ 100, tornando-se um investimento razoavelmente barato em aumentar as capacidades do seu sistema. Se você decidir comprar uma placa de som separado , no entanto, certifique-se de emparelhá-lo com alto-falantes de qualidade para obter o máximo proveito de sua configuração de áudio