? Uma matriz redundante de discos baratos , ou RAID, permite a utilização de várias unidades de disco para melhorar a taxa de transferência de dados, expandir o armazenamento de dados e segurança . Com o RAID 5, você pode usar de três a 32 unidades para criar um volume muito grande de dados. Saber como configurar e gerenciar as unidades em uma configuração RAID requer a compreensão do papel do controlador RAID e sistema operacional. Se suas funções de computador como um servidor de rede , ou uma estação de trabalho individual, RAID 5 pode melhorar significativamente a eficiência de gerenciamento de dados . Software RAID
As versões recentes do Windows pode configurar várias unidades em seu computador para se tornar RAID 5 volumes sem um controlador de hardware. Se você já usou o Windows para inicializar o volume RAID 5, você não vai ser a formatação das unidades individuais , mas sim todo o conjunto de discos ao mesmo tempo . Basta selecionar as unidades que você deseja adicionar ao RAID e convertê-los em discos dinâmicos . Selecione qualquer espaço não alocado da unidade individual e clique com o botão direito para abrir o assistente "Novo Volume" . O assistente "Novo Volume" irá fornecer instruções passo-a -passo sobre como criar e formatar um volume RAID.
Controladoras RAID
Seu computador pode ter um específico peça de hardware que existe como uma placa de expansão ou componente integrado na placa principal . O controlador RAID gerencia a configuração e formatação de todas as unidades incluídas nele. Ao contrário de um RAID de software, que pode usar o espaço não alocado em qualquer disco rígido , os controladores de hardware devem trabalhar com unidades idênticas conectados à controladora RAID . Você pode acessar o controlador durante a seqüência de inicialização do computador . Procure por um monitor que solicita uma tecla para entrar no utilitário de configuração do controlador RAID. Por exemplo , os controladores feitos por Adaptec pode ser acessado com a tecla " Ctrl" e "A" quando o computador é iniciado. Use o utilitário de configuração para formatar os discos RAID 5 após a inicialização. A chave é identificar o volume RAID único criado quando as unidades foram inicializados e formatar esse volume, e não as unidades individuais .
Usando Controlador Utility Software
Se você não pode acessar a configuração do controlador durante a inicialização , procure o utilitário controlador RAID instalado em seu sistema operacional. Se você não tiver um software que gerencia o seu controlador RAID, o download do software de gerenciamento de utilitário no site do fabricante. Instalar este software permitirá que você identifique os discos RAID inicializados como um único volume. Novamente, quando você pode identificar o volume RAID , você terá a opção de formatar o volume, em vez de as unidades separadas.